Turquia quer ampliar as
parcerias econômicas com
o Paraná, diz embaixador

Em sua primeira visita oficial ao Estado, embaixador turco no Brasil, Hüseyin Diriöz, conheceu os programas para a atração de investimentos e a estrutura estadual do ensino superior.
Publicação
09/04/2015 - 13:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Turquia quer ampliar as relações comerciais, culturais e políticas com o Paraná. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (09) pelo embaixador turco no Brasil, Hüseyin Diriöz, durante sua primeira visita oficial ao Estado. “O Paraná tem muitos atrativos econômicos e culturais. Temos o interesse em trocar experiências e melhorar nossa relação diplomática”, afirmou ele.
O embaixador participou de uma reunião no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com os secretários Flávio Arns (Assuntos Estratégicos), João Carlos Gomes (Ciência e Tecnologia) e Douglas Fabrício (Esporte e Turismo). O cônsul da Turquia em Curitiba, Luiz Alberto de Paula César, e o jogador brasileiro de futebol Alex Souza, que atuou na Turquia, também participaram do encontro.
O embaixador disse que a relação entre os dois países deve ser fortalecida e que o Brasil é estratégico para a Turquia, tanto política como economicamente. “É uma honra estar aqui no Paraná, um Estado lindo e que é muito parecido com a Turquia. Temos um plano estratégico para expandir as nossas relações econômicas e culturais, principalmente no esporte e turismo”, disse.
Hüseyin Diriöz explicou que nos últimos dez anos o valor de comércio da Turquia com o Brasil aumentou de U$ 30 milhões para U$ 3 bilhões.
Flávio Arns, secretário de Assuntos Estratégicos, falou da boa relação entre o Brasil e a Turquia e disse que o intercâmbio cultural e acadêmico é muito importante. “Temos muito a avançar nessa relação que dará muitos frutos. O Paraná tem muito que aprender e pode também auxiliar a Turquia”, disse o secretário. Ele apresentou ao embaixador os programas do governo estadual de atração de empresas. “Temos o interesse de atrair indústrias turcas para o Paraná”, afirmou.
ENSINO SUPERIOR – João Carlos Gomes, secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, apresentou alguns dados sobre o setor no Paraná. O Estado tem sete universidades estaduais com 100 mil alunos em 300 cursos de graduação. “O Paraná, ao lado de São Paulo, é o Estado que mais investe no Brasil em ensino superior. Sabemos que a Turquia também tem grandes centros universitários e nosso desejo é ampliar o intercambio de alunos e pesquisadores”, afirmou.
O jogador Alex Souza, que atuou por oito anos no clube turno Fenerbahçe, disse que a aproximação entre a Turquia e o Paraná é muito importante para troca de experiências culturais. “Os paranaenses precisam conhecer melhor a Turquia, principalmente seus atrativos religiosos”, afirmou.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS