A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e o Governo do Estado oficializaram a oferta do curso de Turismo, a partir do próximo ano, no Câmpus Avançado de Prudentópolis. O evento foi na Câmara Municipal, na terça-feira (01), e contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), Ademar Traiano.
Segundo Rossoni, a oferta do curso vai intensificar o trabalho de promoção do potencial turístico da cidade. “É um projeto que vem sendo trabalhado pelo prefeito Adelmo Klosowski, juntamente com as lideranças do município. E estamos unindo os investimentos na área de turismo com o curso que vem de encontro ao que nós desejamos que é desenvolver essa área”, destaca.
O presidente da Alep lembra que o município tem vocação natural e cultural para o turismo. “A região é pródiga, a natureza contemplou Prudentópolis com estas cascatas que, realmente, são dignas de todo e qualquer olhar diferenciado”, disse Traiano. Segundo ele, Unicentro tem uma contribuição especial ao olhar Prudentópolis dessa forma. “Nós precisamos fazer com que o município cresça no campo do turismo porque é uma indústria sem chaminé e geradora de riquezas e de receita. E para atrair muita gente para a cidade, a formação de profissionais é fundamental”.
A oferta do curso a partir de 2018 em Prudentópolis foi uma solicitação do prefeito Adelmo Klosowski, à Universidade. Depois disso, foi feito o processo completo para implantação, que envolveu as instâncias administrativas da Unicentro e do Governo do Estado, como a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Conselho Estadual de Educação.
“Esse curso só vem acrescentar a todo esse potencial que nós temos, e preparar nossos jovens para o mercado de trabalho e a nossa população para receber os nossos turistas”, afirma o prefeito.
O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, explica que um passo fundamental para a concretização do curso foi o Departamento de Turismo do câmpus de Irati ter acolhido a proposta e assumido o compromisso da oferta sem a contratação adicional de professores. “Neste caso, além da autorização do Governo, a vontade política de fazer acontecer essencial foi a do Departamento de Turismo ao assumir a responsabilidade da oferta de mais um curso atendendo a esta demanda aqui do município de Prudentópolis”, acrescenta Aldo.
No câmpus de Prudentópolis, atualmente, são ofertados os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia, todos ligados aos respectivos departamentos de Irati.
Para o diretor interino do câmpus, Edson Roberto Macohon, o curso de Turismo traz uma nova perspectiva para o desenvolvimento da região. “A capacitação profissional é muito importante nesta área e o curso vem agregar valor significativo para a população”, afirmou.
O chefe do Departamento de Turismo, Diogo Lüders Fernandes, afirma que a demanda do município foi recebida com entusiasmo pelos docentes que enxergam a possibilidade de transformar Prudentópolis em um laboratório para o curso.
“As atividades que vamos desenvolver serão todas focadas para o município, tanto em pesquisa, quanto em extensão. O objetivo é capacitar não apenas os futuros alunos do curso, mas que toda a comunidade que tenha interesse na área e entenda quais são os benefícios e as oportunidades que podem se desenvolver com a atividade turística”, ressalta Diogo.
O curso em Prudentópolis vai funcionar nos moldes do que é oferecido em Irati. O professor do Departamento de Turismo Ronaldo Ferreira Maganhoto é natural do município e quem vai coordenar o curso.
Para 2018, são 40 vagas destinada à oferta do curso. Desse total, 16 serão preenchidas pelo Vestibular 2018, que está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (04); quatro vagas pelo Programa de Avaliação Continuada (PAC) e 20 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).