Transporte náutico do litoral será cadastrado em sistema do Ministério do Turismo

Em fevereiro, empresas e proprietários de embarcações de transporte de passageiros, em Paranaguá, serão orientados sobre normas de segurança e cadastrados
Publicação
20/01/2012 - 14:37
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Empresas e proprietários de embarcações de transporte de passageiros no litoral serão orientados sobre normas de segurança e cadastrados, para atualizar o sistema unificado de dados do Ministério do Turismo. Na primeira quinzena de fevereiro será realizada em Paranaguá uma reunião para orientar os donos de embarcações sobre o processo.
A proposta foi feita quinta-feira (19), em reunião na Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá, da Câmara Técnica de Regulamentação do Transporte Aquaviário, do GT Náutico do Paraná. A Câmara foi instituída pelo governo estadual para promover estudos e propor ações para o fomento do turismo náutico no Estado.
De acordo com Rafael Andreguetto, superintendente da Ecoparana, a orientação das empresas e proprietários de embarcações pretende enfatizar as normas de segurança da Marinha e cadastrar todos que estejam em operação e legalmente constituídos para atualizar o sistema nacional. Paralelamente, o grupo pretende atualizar a resolução da Secretaria de Infraestrura e Logística que dispõe sobre o controle e fiscalização do transporte aquaviário no Estado.
A Câmara é composta pela Secretaria de Estado do Turismo, Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, Serviço Social Autônomo Ecoparana, Paraná Turismo, Agência Nacional do Transporte Aquaviário, Marinha (Capitania dos Portos) e a Fundação Municipal do Turismo de Paranaguá.
Também participaram da reunião de quinta-feira (20), Rômulo Augusto Araújo Bronzel, assessor da Ecoparaná, o presidente da Fumtur, Luiz Fernando Lima, o representante da Agência Nacional do Transporte Aquaviário, Fábio Augusto Giannini, e representantes das instituições que compõem a Câmara Técnica.