Trabalhadores do setor
podem se qualificar
para a Copa do Mundo

Vagas para cursos gratuitos são oferecidas pela Secretaria de Turismo para colaboradores de empresas de nove cidades do Paraná
Publicação
13/03/2013 - 11:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Profissionais que atuam em empresas de turismo podem participar de cursos gratuitos de qualificação para a Copa do Mundo de 2014. As vagas são ofertadas pela Secretaria de Estado do Turismo por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério da Educação. No programa denominado Pronatec Copa na Empresa, os próprios empregadores escolhem o curso, o local, o horário e a frequência das aulas, que podem ser ministradas na própria empresa ou na instituição escolhida.
Não há custo para as empresas ou para o aluno que, matriculado nas instituições credenciadas, recebe material didático gratuito, além de benefícios. No Senac e no Instituto Federal do Paraná (IFPR) há auxílio estudantil no valor de R$ 2,00 e R$ 1,90, respectivamente, por hora/aula assistida. Já o Senai oferece auxílio para alimentação e transporte aos freqüentadores das aulas.
Segundo o Secretário de Turismo do Paraná, Jackson Pitombo, esta é uma oportunidade única para aperfeiçoamento profissional. “Além dos cursos serem gratuitos, o profissional matriculado tem a possibilidade de aumentar o seu ganho financeiro com a qualificação”.
Cidades-sede da Copa do Mundo 2014, municípios do entorno e alguns destinos turísticos brasileiros já consolidados nos cenários nacional e internacional serão beneficiados com os cursos desta modalidade. No Paraná, nove cidades podem participar: Curitiba, Antonina, Guaraqueçaba, Lapa, Morretes, Paranaguá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu.
Toda empresa situada em uma das cidades de abrangência do programa que esteja ligada ao turismo pode pleitear turmas. Os segmentos contemplados são: Hotelaria, Alimentação fora do Lar, Agenciamento, Organização de Evento, Aluguel de Veículos, Transporte de Turistas e Segurança Pública.
“Com esta parceria vamos dar aos trabalhadores a oportunidade de se aperfeiçoarem para atender os turistas com qualidade e competência. Isto consolidará a imagem do Paraná como destino turístico ideal para todos os segmentos”, afirmou o secretário.
As empresas interessadas nos cursos devem se cadastrar na Secretaria de Estado do Turismo. Após esta etapa, são acertados os detalhes como o local, o horário e a frequência das aulas. Dependendo do número de alunos inscritos, as turmas poderão ser formadas por profissionais de um mesmo empregador ou por colaboradores de diversas empresas sob a responsabilidade de uma instituição representativa, como sindicatos e associações.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Estadual de Turismo pelo telefone (41) 3313-3552 ou pelo email pronatec.pr@setu.pr.gov.br. É necessário informar a razão social, o CNPJ e nome do responsável pela empresa, além de escolher o curso de qualificação que o empregador deseja oferecer aos seus colaboradores, de acordo com a sua área de atuação.

Os cursos são divididos em oito eixos.
1. EIXO AMBIENTE E SAÚDE
 Agente de limpeza urbana
 Atendente de nutrição
 Massagista

2. EIXO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL
 Contador de histórias
 Espanhol aplicado a serviços turísticos – básico
 Espanhol básico
 Francês básico
 Inglês aplicado a serviços turísticos – básico
 Inglês básico
 Inglês intermediário
 Introdução à interpretação em língua brasileira de sinais (libras css Português)
 Língua Brasileira de sinais (libra) básico
 Língua Brasileira de sinais (libra) avançado
 Língua Brasileira de sinais (libra) intermediário
 Recreador


3. EIXO GESTÃO E NEGÓCIOS
 Auxiliar administrativo
 Auxiliar de faturamento
 Auxiliar de pessoal
 Auxiliar de recursos humanos
 Mensageiro
 Recepcionista

4. EIXO TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER
 Agente de informações turísticas
 Atendente de lanchonete
 Auxiliar de cozinha
 Bartender
 Camareira em meios de hospedagem
 Cerimonialista e Mestre de cerimonias
 Churrasqueiro
 Condutor de turismo de agentura (somente quando o ofertante estiver habilitado nos procedimentos normatizados de segurança)
 Copeiro
 Cozinheiro industrial
 Garçom básico
 Governanta em meios de hospedagem
 Mensageiro em meio de hospedagem
 Monitor de recreação
 Organizador de eventos
 Pizzaiolo
 Recepcionista de eventos
 Recepcionista em meios de hospedagem
 Salgadeiro
 Sommelier
 Sushiman

5. EIXO INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
 Instalador de rede de TV a cabo e via satélite
 Instalador e reparador de linhas e sistemas de telefonia
 Programador web

6. EIXO PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA
 Auxiliar de padaria e confeitaria
 Confeiteiro
 Masseiro
 Padeiro
 Padeiro e confeiteiro

7. EIXO PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN
 Agente cultural
 Operador de áudio
 Operador de câmera

8. SEGURANÇA
 Bombeiro civil