O serviço Teleconsulta Trabalhista fez 409 atendimentos em todo o Paraná no primeiro semestre de 2011. Destes, 138 eram dúvidas sobre rescisão de contrato. Em segundo lugar, aparecem consultas sobre estabilidade, licença e benefícios, que chegaram a 37 consultas. A maior parte das ligações (53,2%) foi realizada por empregados. Os dados são da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, que coordena o serviço. A Teleconsulta Trabalhista é gratuita e visa informar os cidadãos sobre suas obrigações e direitos nessa área.
De todas as ligações realizadas no primeiro semestre, 252 vieram de trabalhadores formais e 51 de desempregados. Trabalhadores domésticos fizeram 38 consultas e empregados em experiência foram responsáveis por 19 ligações no semestre.
Segundo o secretário Luiz Claudio Romanelli, o objetivo é contribuir para uma relação de trabalho harmoniosa entre trabalhadores e empregadores. “No início do ano ampliamos a capacidade do serviço, que agora conta com maior número de atendentes. O governo do Estado está investindo para que mais pessoas recebam auxílio nas questões que envolvem o mercado de trabalho”, afirma.
SERVIÇO – O telefone de atendimento do Teleconsulta é o 0800 410141. Dúvidas podem ser enviadas também para o endereço eletrônico teleconsulta@setp.pr.gov.br ou esclarecidas pessoalmente nas Agências do Trabalhador. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, por acadêmicos de Direito, sob a supervisão de um advogado trabalhista.
Confira as principais dúvidas dos usuários:
Rescisão de contrato: 138
Estabilidade/ licença/ benefícios: 37
Seguro desemprego: 36
Remuneração: 32
Reclamação trabalhista: 15
Faltas: 12
CTPS (registro/alteração): 11
Atestado médico: 11
Férias: 9
FGTS: 9
Aviso prévio: 8
Jornada de trabalho: 8
Outros: 105
De todas as ligações realizadas no primeiro semestre, 252 vieram de trabalhadores formais e 51 de desempregados. Trabalhadores domésticos fizeram 38 consultas e empregados em experiência foram responsáveis por 19 ligações no semestre.
Segundo o secretário Luiz Claudio Romanelli, o objetivo é contribuir para uma relação de trabalho harmoniosa entre trabalhadores e empregadores. “No início do ano ampliamos a capacidade do serviço, que agora conta com maior número de atendentes. O governo do Estado está investindo para que mais pessoas recebam auxílio nas questões que envolvem o mercado de trabalho”, afirma.
SERVIÇO – O telefone de atendimento do Teleconsulta é o 0800 410141. Dúvidas podem ser enviadas também para o endereço eletrônico teleconsulta@setp.pr.gov.br ou esclarecidas pessoalmente nas Agências do Trabalhador. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, por acadêmicos de Direito, sob a supervisão de um advogado trabalhista.
Confira as principais dúvidas dos usuários:
Rescisão de contrato: 138
Estabilidade/ licença/ benefícios: 37
Seguro desemprego: 36
Remuneração: 32
Reclamação trabalhista: 15
Faltas: 12
CTPS (registro/alteração): 11
Atestado médico: 11
Férias: 9
FGTS: 9
Aviso prévio: 8
Jornada de trabalho: 8
Outros: 105