A Rede Educacional Pró-Empreendedorismo e Inovação (Repe) foi constituída oficialmente e passa a contar com o Instituto de Tecnologia do Paraná, pelo Tecpar Educação. A rede reúne instituições de ensino e pesquisa para estimular a cultura empreendedora e incentivar a inclusão de disciplinas sobre empreendedorismo nas grades curriculares.
A cerimônia oficial de assinatura do termo de adesão do Tecpar à rede ocorreu durante o Fórum Empreendedorismo e Inovação, realizado quarta-feira (16), no Teatro da Reitoria da UFPR, em Curitiba, com a presença de representantes das entidades envolvidas, professores e alunos.
A Repe é uma iniciativa da Universidade Federal do Paraná e do programa de pesquisa Cátedra Oziris Silva de Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis. “O Tecpar acaba de criar sua unidade educacional – Tecpar Educação – e já passa a integrar essa rede, que busca criar cadeira ou curso que alavanque a cultura do empreendedorismo, em especial no Paraná”, disse o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix.
A Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), unidade vinculada ao Tecpar, abriga e dá suporte a empresas de base tecnológica, interessadas em desenvolver projetos inovadores. A Intec foi eleita, no ano passado, a melhor incubadora do Brasil pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Amprotec).
Entre as entidades que integram a Repe estão: UFPR, IFPR, UTFPR, Isae/FGV, UniCuritiba, Fesp, Unibrasil, Faesp, Agência de Fomento do Paraná S/A, Faculdade Evangélica do Paraná, Universidade Positivo, Grupo Uninter, Escola de Empreendedorismo e Inovação de Palotina, Site, Senai, Uniandrade, Secal (Ponta Grossa), Spaipa, Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade, Funpar, Secretaria de Estado de Ação Estratégica, Secretaria de Estado da Cultura, Instituto GRPCOM, Endeavor, Associação Comercial do Paraná, Tecpar Educação, Celepar, Sebrae e Unifae.
FÓRUM – O Fórum Empreendedorismo e Inovação 2011 faz parte da Semana Global do Empreendedorismo, de 14 a 20 de novembro. A programação do fórum prevê palestras e apresentação de exemplos bem-sucedidos em empreendedorismo e inovação.
A primeira palestra foi ministrada de Ozires Silva, ex-ministro e ex-presidente da Petrobras e da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Ele destacou que a educação e o sucesso individual do empreendedor são fundamentais para o progresso do Brasil. “O Brasil é um dos poucos países, se não for o único, que cobra imposto para quem busca educação e qualificação profissional”, disse Silva.
Em sua visão, é preciso rever processos burocráticos e culturais. “Nós, brasileiros, não temos o hábito de cultuar o sucesso. Pelo contrário, normalmente estamos mais preparados para desenvolver uma belíssima crítica que, eventualmente, um elogio”, disse ele. “Elogiem sempre que puderem para criar a aura positiva que as pessoas são vocacionadas ao sucesso, e não ao fracasso”.
INTERNET – O fórum foi transmitido por webconferência para todos os telecentros do Paraná. Essa foi uma iniciativa da Secretaria para Assuntos Estratégicos e da Celepar, que também passaram o link de acesso para a Secretaria de Educação distribuir entre as suas regionais. O secretário Edson Casagrande acrescentou que o papel do Estado é abrir os caminhos para que a população tenha acesso a esse tipo de evento e possam buscar novas opções de crescimento pessoal e profissional.
Tecpar passa a integrar rede de
estímulo ao empreendedorismo
A Rede Educacional Pró-Empreendedorismo e Inovação (Repe) reúne instituições de ensino e pesquisa para estimular a cultura empreendedora
Publicação
17/11/2011 - 14:10
17/11/2011 - 14:10
Editoria