Tecpar oferece solução
tecnológica para melhorar
processos na indústria

O Instituto analisa os produtos industriais deste segmento há 30 anos. Agora, essa experiência será também usada para avaliar os processos das empresas e ajudá-las aumentar a produtividade.
Publicação
27/08/2015 - 10:27

Confira o áudio desta notícia

O Centro de Tecnologia de Materiais do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) oferece ao mercado uma nova solução tecnológica voltada ao setor de indústria de plásticos. As análises dos produtos industriais deste segmento são feitas há 30 anos pelo Instituto e agora essa experiência vai ser usada também para avaliar os processos das empresas e ajudá-las aumentar a produtividade.
Oferecido ao ramo empresarial como “Melhoria do Processo Produtivo do Setor de Transformados Plásticos”, a solução tecnológica do Centro de Tecnologia de Materiais pode ser contratada pela indústria de transformação em geral, de fabricação de produtos de borracha e de material plástico.
Marco Antonio Netzel, gerente do Centro, destaca que a formatação dessa solução teve como base a experiência de 12 anos no atendimento a indústrias desse segmento com uma unidade móvel.
“Trabalhamos durante 12 anos com o Projetos de Unidades Móveis (Prumo), que contava com um caminhão que era deslocado até as empresas atendidas, funcionando como um laboratório móvel. Lá diagnosticávamos os problemas, gargalos e oportunidades de melhoria, realizando ensaios e gerando dados dentro do caminhão para a solução de problemas e aumento de produtividade”, salienta.
Mais de 50 empresas de todo o Paraná foram atendidas no projeto.
Netzel explica ainda que essas atividades eram voltadas principalmente aos produtos finais gerados por essas indústrias e que a nova solução vai gerar mais valor agregado aos processos empresariais.
“Com essa nova solução, passamos a verificar também a melhoria dos processos. Com ensaios feitos nos laboratórios dos centros, podemos diagnosticar problemas e apresentar respostas, que podem ser, por exemplo, a aquisição de um novo maquinário, a elaboração de procedimentos padrões, o controle de processo e a qualidade do produto final. Com a solução do problema, há consequentemente o impacto no aumento da produtividade da empresa”, explica o gerente.
Os centros de tecnologia do Tecpar oferecem soluções e ensaios tecnológicos que englobam ações em engenharia de sistemas inteligentes, energias, medições industriais, materiais, produtos para a saúde e alimentos, microbiologia e toxicologia. Mais informações sobre as soluções tecnológicas do Instituto podem ser obtidas pelo site www.tecpar.br.
APOIO AOS EMPRESÁRIOS – O Tecpar prepara também o credenciamento dessa solução na nova plataforma do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – o BNDES Soluções Tecnológicas. A nova plataforma apoia a comercialização de soluções tecnológicas no País, financiando as empresas brasileiras que desejam adquiri-las para implantar processos inovadores em seus empreendimentos.
A solução voltada à indústria de plásticos será a terceira cadastrada na plataforma pelo Instituto. Uma delas oferece melhorias no processo produtivo da indústria metal-mecânica, enquanto a outra gera um sistema inteligente de monitoramento e controle de processos para aumentar a produtividade das empresas.
FINANCIAMENTO – Além do BNDES Soluções Tecnológicas, o empresário paranaense tem outras linhas de financiamento à disposição para financiar a compra das soluções tecnológicas do Tecpar. Na Fomento Paraná, há duas linhas de financiamento – a Inovacred, que financia até R$ 10 milhões para micro e pequenas empresas, e a Inovação MPE, que disponibiliza até R$ 20 milhões para micro e pequenas empresas que queiram inovar com a aquisição de soluções tecnológicas. Mais informações sobre as linhas da Fomento Paraná podem ser obtidas pelo site www.fomento.pr.gov.br.
Já o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) trabalha com diversas linhas de repasse do BNDES, entre elas o financiamento para empresas e projetos com perfil inovador, com taxas de juros a partir de 6,5% ao ano. O banco tem uma política específica para análise desses projetos, que é o programa BRDE Inova, criado para fortalecer a atuação da instituição no segmento de inovação no ambiente produtivo.
Empresários do Paraná interessados em financiamento de projetos pelo programa BRDE Inova podem acessar o site www.brde.com.br ou entrar em contato coma agência do banco em Curitiba pelo telefone (41) 3219-8150.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS