Tecpar e Unicentro vão atuar em Nanotecnologia aplicada à saúde

Acordo foi assinado nesta quinta-feira (05) para a criação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Nanotecnologia Aplicada à Saúde. Atuação conjunta visa o desenvolvendo uma plataforma nanotecnológica voltada a novos avanços na área.
Publicação
05/04/2018 - 14:00

Confira o áudio desta notícia

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) assinaram nesta quinta-feira (5) um acordo para a criação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Nanotecnologia Aplicada à Saúde. A parceria entre as duas instituições busca uma atuação conjunta em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), desenvolvendo uma plataforma nanotecnológica voltada a novos avanços na área da saúde.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, explica que o instituto, como uma Instituição Científica e Tecnológica (ICT), busca, com o acordo, cumprir seu papel em P&D. “O objetivo é usar a tecnologia para desenvolver novos produtos e serviços inteligentes. Na área da saúde, na qual o Tecpar se especializa, a nanotecnologia é o futuro”, pontua.

O primeiro projeto no qual os pesquisadores vão atuar é o desenvolvimento de uma solução nanotecnológica para aplicação no tratamento de tumores cerebrais. “O produto já existe e queremos desenvolvê-lo em escala nanotecnológica. Agora vamos trabalhar para desenvolver a solução, somando as competências da universidade com as do Tecpar”, destaca o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, salienta que o acordo é fruto da aproximação entre o Tecpar e as universidades estaduais, que ficou mais forte nos últimos anos. “Trabalhamos na para unir esforços e somar competências que o Estado para oferecer melhores serviços à sociedade paranaense”.

PARCERIA COM UNIVERSIDADES - Felix destaca ainda que o acordo com a Unicentro faz parte de uma estratégia de cooperação institucional com as universidades estaduais, como já acontece com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Na UEPG, o Tecpar opera o Centro de Desenvolvimento e Produção de Medicamentos Sintéticos e, em conjunto com a universidade, é responsável pelo Laboratório de Técnicas Operatórias e Cirurgia Experimental, que desenvolve estudos científicos junto ao Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Dispositivos Médicos, Hospitalares e Odontológicos.

Com a Unioeste, o instituti opera o Centro de Referência em Nutrição e Piscicultura, que conta com laboratório para apoio em P&D na cadeia produtiva de peixes para região.

GALERIA DE IMAGENS