Tecpar colabora na formação
de mestres em Bioenergia

Estudantes da UTPR e universidades estaduais paranaenses fizeram um módulo do curso no instituto
Publicação
05/08/2011 - 17:48

Confira o áudio desta notícia

Alunos de mestrado da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e das universidades estaduais aproveitaram a experiência do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) em energias renováveis para complementar sua formação. Nos dias 3 e 4 de agosto, 13 estudantes fizeram um módulo do curso no Tecpar.
O módulo trata do aproveitamento dos coprodutos originados da produção de biodiesel – uma alternativa para tornar sua produção economicamente viável. Os estudantes aprenderam como é feito esse aproveitamento e tiveram a oportunidade de observar o trabalho desenvolvido pelo instituto no controle da qualidade do farelo de soja e de girassol, por exemplo.
“Visitamos os laboratórios de alimentos e de fertilizantes, onde algumas metodologias analíticas que eu mostrei no curso foram observadas, incluindo os equipamentos e como o processo ocorre”, explicou Bill Jorge Costa, pesquisador do Centro de Energias Renováveis do Tecpar e um dos responsáveis pela disciplina.
Um dos alunos do mestrado, Clério Damaceno Júnior, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), destacou a atuação do Tecpar junto ao mercado. “Esse contato com instituições como o Tecpar ajuda a direcionar nossos estudos. Não só para o que queremos pesquisar, mas também para o que o mercado precisa, aumentando as possibilidades de colocação em uma empresa”, disse.
MESTRADO - O Tecpar, assim como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), atua como entidade colaboradora do mestrado em Bioenergia. O mestrado, atualmente coordenado pela UEL, compreende diversas disciplinas, entre elas processos de produção de biodiesel, coprodutos, reatores e processos agronômicos, como plantio e desenvolvimento de plantas oleaginosas.
Os alunos são da Universidade Estadual de Maringá (UEM), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) de Guarapuava, da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste) de Cascavel, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Eles têm formação em áreas como agronomia, química, economia e análise de sistemas.

GALERIA DE IMAGENS