TV éParaná
homenageia folclorista
Inami Custódio Pinto

Folclorista morreu nesta madrugada. Programação inclui depoimentos, matérias e um documentário exclusivo gravado em 2011. Custódio Pinto é autor da música Gralha Azul
Publicação
27/05/2014 - 14:06
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A TV éParaná apresenta nesta terça-feira (27) homenagens durante a programação ao folclorista Inami Custódio Pinto, que faleceu nesta madrugada, em Curitiba. Ele é responsável pela maior pesquisa sobre o fandango paranaense e dedicou a vida ao registro de tradições culturais, ritmos, danças e músicas.
Durante o dia serão exibidos interprogramas e o éCultura também fará homenagem ao folclorista. Às 22h30 será apresentado o documentário exclusivo, Vida e Identidade Paranaense, gravado pela TV éParaná em 2011(com horário alternativo no domingo às 20h). Em função desta alteração, hoje não será reapresentado o programa Marca Paraná.
A Rádio éParaná 97.1 FM também homenageia o folclorista durante o dia com depoimentos sobre o trabalho dele.
CULTURA - Inami nasceu dia 19 de outubro de 1930, em Curitiba, e se formou na Faculdade de Artes do Paraná (FAP). O nome significa em tupi-guarani “água azul”. Inami tornou-se referência ao pesquisar e publicar trabalhos sobre os indígenas e a coletividades que conservam a memória de mitos, lendas, superstições, crenças, tabus e onde ocorrem manifestações de danças, autos, poesias, além do cultivo de artesanato.
Criador de cerca de 200 músicas (muitas gravadas por nomes como Ary Fontoura, Odelair Rodrigues e Os Calouros do Ritmo), Inami compôs a música "Gralha Azul".
As primeiras pesquisas no litoral paranaense foram pelo contato com pescadores e nativos das ilhas da região. São dele também os primeiros registros em áudio e vídeo do fandango paranaense.
No meio acadêmico ministrou aulas da disciplina de “Folclore”, na Faculdade de Educação Musical do Paraná e depois na Faculdade de Artes do Paraná. Foi presidente da Primeira Jornada de debates sobre o Folclore Nacional e participou de vários projetos culturais do Estado do Paraná.
O velório acontece na capela 3 do Cemitério Municipal, em Curitiba. O enterro será às 17h no mesmo local desta terça-feira.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br