TV éParaná
apresenta dupla
Tangará e Zé Viola

A dupla Tangará e Zé Viola divide o palco com Andrea Stockler e seus músicos no Terra Canção desta terça-feira (10), às 22h
Publicação
09/09/2013 - 16:43
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A dupla Tangará e Zé Viola divide o palco com Andrea Stockler e seus músicos no Terra Canção desta terça-feira (10), às 22h, na TV éParaná (Canal 9). Andrea vai apresentar o CD Retratos Musicais, que tem composições de Inami Custódio Pinto, um dos maiores folcloristas, pesquisadores e compositores do Paraná, além de criador de mais de 200 músicas, muitas delas gravadas por nomes como Odelair Rodrigues e Os Calouros do Ritmo. Sua canção mais conhecida é “Gralha Azul”. A reprise será no sábado (14), às 16h.
Tangará e Zé Viola iniciaram o “Grupo Dimensão” em meados de 1979, em Campo Grande (MS), com outros amigos e o professor, poeta e compositor Manoel Lacerda Lima, onde começa o propósito ecológico e regionalista autêntico, com letras que falam da região pantaneira, suas belezas, crenças, tradições e da defesa do ambiente, cujo movimento foi primordial à carreira da dupla.
A partir dali o “Grupo Dimensão” começa a participar de vários festivais que lhes deram experiência e maturidade musical, culminando com a conquista do primeiro lugar no “V Festão” em 1985, promovida pela TV Morena de Campo Grande, com a música “Ainda resta uma esperança”. Surge, então, o primeiro trabalho: um compacto simples.
O grupo se dissolveu e, em 2001, nasce a dupla Tangará e Zé Viola, que com a característica ecológica e regionalista gravam o CD “Ainda resta uma esperança” para resgatar as composições da época dos festivais.
O tema trata da questão do assoreamento do Rio Taquari que representa uma das maiores preocupações do governo e da sociedade. O trabalho da dupla é reconhecido pelo governo do Mato Grosso do Sul e Câmara de Vereadores. Outro CD é “Queimada” com melodias regionalistas e busca a conscientização sobre as queimadas.
VIDEOGAME COM MÚSICA - No programa éEspetáculo desta quinta-feira (12), às 22h, tem a mistura dos universos do videogame e da música erudita. Com esta receita, Games Classic Show agrada os gamemaníacos e aqueles que apreciam a boa música acompanhada de efeitos visuais e cênicos que remetem à atmosfera de aventura e diversão.
A mistura traz uma orquestra, banda de rock, coral e o showman Nino Megadriver recriando o clima de trilhas sonoras memoráveis de alguns dos principais jogos eletrônicos dos últimos 30 anos.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br