Subestação Santa Helena
reforçará suprimento no Oeste

Obra de R$ 12,5 milhões conferirá à região plenas condições de desenvolvimento durante os próximos anos
Publicação
26/06/2011 - 09:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Uma nova subestação, maior e mais robusta, irá reforçar a partir do ano que vem o suprimento de energia elétrica para atendimento ao consumo de Santa Helena e região próxima. O município, localizado no extremo oeste do Estado, concentra uma população de aproximadamente 40 mil pessoas, que será beneficiada com maior disponibilidade de eletricidade e suprimento mais confiável.
As obras da nova subestação em Santa Helena já foram iniciadas pela Copel e devem estar concluídas até abril de 2012. Os investimentos previstos chegam a R$ 12,5 milhões e conferirão à região plenas condições de atendimento ao seu desenvolvimento durante os próximos anos. “Da parte da Copel, as novas unidades consumidoras que vierem a se instalar na região irão dispor de toda energia elétrica necessária para as suas atividades”, assegura o diretor de distribuição da Companhia, Pedro Augusto do Nascimento Neto.
Projetada para operar na tensão de chegada de 138 mil volts, a subestação que a Copel está construindo em Santa Helena vai ter capacidade de processar muito mais energia elétrica que a instalação atual, que recebe eletricidade em 34,5 mil volts. A nova unidade aproveita o mesmo terreno onde hoje funciona a antiga subestação, que depois será desativada.
AMPLIAÇÃO – Além das obras civis que estão em andamento, o projeto da nova subestação Santa Helena inclui a aquisição de equipamentos, montagem eletromecânica, conexões com a linha de transmissão da subestação Medianeira – que lhe servirá de fonte alimentadora – e a construção das saídas dos circuitos alimentadores em alta tensão que abastecerão a sede urbana do município, suas áreas rurais e mais cidades e localidades vizinhas como Missal e Diamante do Oeste.
A Copel definiu equipar a nova unidade com um transformador de 20,8 MVA (megavolts-ampères) de potência, mas essa capacidade de transformação poderá ser duplicada no futuro para fazer frente ao crescimento da demanda por energia elétrica na região com a instalação de um segundo transformador de mesma potência. Essa possibilidade já foi contemplada pela Copel no próprio projeto da instalação, que reservou espaço para a futura ampliação.

GALERIA DE IMAGENS