A governadora em exercício Cida Borghetti participou nesta quinta-feira (24) das comemorações aos 26 anos de independência da Ucrânia e Dia Nacional da Comunidade Ucraniana no Brasil. O embaixador da Ucrânia no País, Rostyslav Tronenko, presidiu a solenidade que aconteceu no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Neste ano a comunidade comemora 126 anos da chegada dos primeiros imigrantes a terras brasileiras.
Cida destacou a relação cultural do Paraná com a Ucrânia. “O Paraná acolheu a cultura eslava que hoje faz parte do nosso dia a dia. A comunidade ucraniana enriqueceu nossa cultura com a gastronomia, as artes plásticas e a literatura” disse. “A eterna Helena Kolody é um dos bons exemplos que esta proximidade cultural proporcionou”, acrescentou.
A governadora mencionou também que o Estado abriga 18 dos 24 grupos folclóricos existentes no Brasil. Cida Borghetti ressaltou que o laço histórico entre a Ucrânia e o Paraná foi tema da 24ª edição do Sarau Chatô, em junho, em Brasília. “Fomos honrados com a homenagem”, afirmou.
No Paraná está a maior concentração da comunidade ucraniana da América Latina. Cerca de 500 mil descendentes vivem no Estado – apenas em Curitiba são 70 mil. A maior parte está em Prudentópolis, onde 75% da população são descendentes de ucranianos. “Hoje celebramos a integração da cultura da Ucrânia e do Paraná. Nesses 126 anos conseguimos manter as tradições e conquistar o respeito deste povo acolhedor” afirmou o embaixador Rostyslav Tronenko.
Esta é a terceira vez que o Palácio Iguaçu recebe o encontro da comunidade ucraniana. Segundo a embaixatriz Fabiana Tronenko, o objetivo, além de celebrar a restituição da independência do país europeu, é aproximar os descendentes de suas raízes. “A embaixada abre espaço para todos aqueles que divulgam as tradições eslavas. Em dias festivos como este procuramos estreitar os laços e lembrar de nossas raízes”, declarou.
O evento foi promovido pela embaixada ucraniana e reuniu, além dos descendentes, o chefe da Casa Militar, coronel Elio de Oliveira; o secretário especial de representação do Paraná em Brasília, Luciano Pizzato; o ministro Paulo Roberto Palm, do escritório do Ministério das Relações Exteriores no Paraná; o comandante da Artilharia da 5ª Divisão do Exército, general de Brigada Rodrigo Vengara; o cônsul honorário da Ucrânia no Paraná, Mariano Tczaikoswski; o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Peter Mckinley; e o prefeito de Maringá, Ulisses Maia.