Sistema integrado de segurança
dará mais eficiência ao
atendimento de emergência

O projeto está sendo elaborado pelo Governo do Estado e será implantado por Parceria Público-Privada. Os procedimentos para contratação da empresa que irá executar o projeto já foram iniciados
Publicação
09/07/2015 - 15:58
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria Estadual do Planejamento, por meio de sua coordenação de Parcerias Público-Privadas, elabora, em parceria com a Secretaria Estadual da Segurança Pública, o novo projeto de um Sistema Integrado de Inteligência e Controle de Informação. O procedimento de manifestação das empresas interessadas em executar os estudos de viabilidade técnica e econômica do projeto já foi finalizado. Posteriormente, o estado avaliará os estudos entregues e irá selecionar o melhor projeto para a licitação da implantação do sistema.
Serão duas estruturas físicas principais, uma localizada em Foz do Iguaçu e outra em Curitiba, onde será aproveitado o sistema que foi utilizado na Copa do Mundo, de 2014.
O secretário do Planejamento, Silvio Barros, afirma que o objetivo do projeto é tornar o atendimento de emergência à população mais eficiente. “Com o uso de tecnologia, o sistema permitirá que quem vá atender a chamada de urgência esteja o mais preparado possível na hora do atendimento”.
CENTRALIZAR - O coordenador de PPPs na Secretaria de Planejamento, Elton dos Anjos, explica que o sistema irá centralizar todas as chamadas de emergência em um número só. “Irá funcionar de uma maneira parecida com o que ocorre nos Estados Unidos. Lá, a pessoa liga para o 911 e é direcionada para o serviço que irá atender a ocorrência”.
O projeto irá integrar em um só sistema os seguintes órgãos: Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Siate, Samu. Também poderão ser feitas parcerias com as Guardas Municipais, Polícia Federal, Exército, Receita Federal, entre outros órgãos de inteligência dedicados à segurança pública.
INOVAÇÃO - Elton dos Anjos destaca que o uso da tecnologia irá facilitar todo o processo. Com essa inovação, será possível, por exemplo, acessar o GPS do celular da pessoa que efetuou a chamada para definir mais precisamente o local da ocorrência.
Além disso, com a localização, o sistema poderá acessar as câmeras públicas mais próximas do fato para visualizar e ter mais detalhes do ocorrido antes de a equipe sair para o atendimento.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS