O aplicativo CAPEGEO da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná foi considerado um dos 20 casos de sucesso no país durante o EU ESRI, maior evento on-line de transformação digital na área de geoprocessamento do Brasil. O sistema auxilia na análise geocriminal e suas relações topológicas como o crime em relação ao ambiente ou ao território.
Segundo o coordenador da Cape, capitão Rodrigo Perim de Lima, a ferramenta foi produzida pela equipe de analistas do próprio setor. “O sistema permite identificar, de forma mais fácil e rápida, os pontos de maior indecências de crimes, como também identificar os padrões da dinâmica criminal como por exemplo o dia e hora que mais acontecem, para, a partir daí, poder-se qualificar o planejamento de segurança pública”, afirmou.
Perim ressaltou que todos os policiais do Estado podem acompanhar as informações, com delay de apenas um dia. “Ele é atualizado diariamente pelo próprio sistema do Boletim de Ocorrências Unificado e com o maior número de informações possíveis. Temos também várias ferramentas de consulta. Se ocorre um crime e o suspeito tem uma tatuagem específica, por exemplo, podemos buscar, através do sistema, em quais regiões temos boletins de ocorrência com suspeitos com a característica para ver onde é o provável local de atuação do criminoso”, conclui.
O EU ESRI é o maior evento de geoprocessamento. Com transmissão, online, ele foi acompanhado por mais de duas mil pessoas. Participaram do encontro representantes do país inteiro, que inscreveram seus projetos. Para assistir ao evento acesse o link .