Simulado fortalece capacidade de resposta a emergências de saúde pública

Publicação
23/08/2018 - 12:20
Editoria

Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, sediou o simulado em Emergência em Saúde Pública, que envolveu representantes do Brasil, Paraguai e Argentina. Eles se reuniram nesta quarta e quinta-feira (22 e 23) no Auditório César Lattes, no Parque Tecnológico Itaipu.

Por definição, emergências em saúde pública são eventos de grande repercussão que exigem uma ação imediata, ou surtos de doença com potencial epidêmico, independente de sua natureza, origem ou fonte. Podem ter importância internacional ou nacional, conforme o risco de propagação.

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, explica que o simulado fortalece a capacidade de resposta para o enfrentamento de uma situação de emergência em saúde pública, seja ela qual for, e que mesmo sendo raras elas podem acontecer a qualquer momento.

“Municípios, Estado e Federação precisam estar preparados. No caso da região da Tríplice Fronteira, é necessário também articular ações com nossos vizinhos, Argentina e Paraguai, para oferecer uma resposta rápida e eficaz”, disse Nardi.

Durante as simulações, os participantes exercitam a capacidade de identificar as ações mais efetivas para diminuir ameaças e vulnerabilidades. A avaliação dos recursos mais adequados e o treinamento das equipes são outras habilidades trabalhadas durante o exercício.

INTEGRAÇÃO – Para a enfermeira da Diretoria de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, Gisseli Lemanski, o exercício serviu para visualizar de forma mais clara as ações que devem ser colocadas em prática caso a região apresente uma situação de emergência em saúde pública.

“Já temos a noção do que cada serviço precisa fazer numa ocorrência desse tipo. Cada órgão possui seu plano de contingência, mas no simulado vemos a integração desses serviços, conhecemos o que cada um deve fazer para dar a resposta mais adequada”, diz Gisseli,

O simulado foi promovido pela Organização Pan-Americana de Saúde, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde do Paraná e Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu. Participaram também representantes da Argentina, Paraguai, Grupo de Trabalho Itaipu Saúde, Defesa Civil, Anvisa, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Hospital Costa Cavalcanti, Hospital Municipal, Universidade Integração Latino-Americana (Unila), Siate/Corpo de Bombeiros.

INAUGURAÇÃO – Ainda em Foz do Iguaçu, o secretário Antônio Carlos Nardi participou da inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Luzia Camargo Mendes, no bairro Cidade Nova, construída com investimentos de R$ 1,5 milhão, recursos do município e do Estado. “Com essa nova unidade, os moradores do Cidade Nova vão ter serviços de saúde mais qualificados e mais perto de casa.”, disse o secretário.