Simpósio debate neurociência aplicada à educação especial

Servidores da Secretaria de Estado da Educação vão participar de conferências relacionadas à neurociência e aprendizagem e discussão sobre altas habilidade/superdotação
Publicação
17/10/2017 - 14:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Profissionais que atuam no atendimento educacional especializado na rede estadual de ensino iniciaram nesta terça-feira (17), em Curitiba, o primeiro “Simpósio de Neurociência em foco: AH/SD, TG e Deficiências e Neurociência aplicada à educação especial”. O encontro segue até esta quinta-feira (19) e tem duração de 24 horas, que serão somadas para o plano de carreira dos servidores.

Nos três dias, 450 profissionais vão participar de conferências relacionadas à neurociência e aprendizagem, mesa de discussão sobre altas habilidade/superdotação: das necessidades educacionais ao direito à educação especial e os desafios da contemporaneidade: sinais de alerta em transtornos na infância e na adolescência.

Participam do encontro servidores que atuam na equipe de educação especial dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs), Gestão Escolar, pedagogos, professores e diretores de escolas da capital e da região metropolitana que ofertam o atendimento educacional especializado, além de técnicos do Departamento da Educação Especial (DEE) da Secretaria de Estado da Educação.

A oferta está inserida no item três do programa Minha Escola Tem Ação (Meta) da Secretaria que prevê a formação continuada a todos os profissionais que atuam na rede estadual de ensino.

A superintendente da Educação, Inês Carnieletto, destacou a importância da formação para fortalecer a qualidade da oferta do ensino especializado no Paraná. “O nosso objetivo é fortalecer os conhecimentos relacionados à cognição, aprendizagem, desenvolvimento humano, inteligência modular, para o aprimoramento do trabalho dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino e orientar os planejamentos e intervenções realizadas nesse tipo de atendimento”, afirmou.

A chefe do Departamento da Educação Especial, Siana do Carmo de Oliveira Franco Bueno, diz que a oferta da formação presencial com a temática da neurociência atende a um pedido antigo dos profissionais que atuam na área. “A educação especial é uma modalidade de ensino responsável pela identificação, avaliação inicial, encaminhamento e atendimento aos estudantes público alvo da educação especial e professores do ensino comum”, afirmou. Segundo ela, a neurociência subsidia o profissional no trabalho com relação à cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano que são objetos da educação especial”, disse.

As informações do simpósio serão repassadas pelos técnicos dos núcleos de educação a todas as escolas do Paraná. “Eles poderão reproduzir a formação com a mesma temática em suas regionais e assim vamos atender a todos os profissionais que atuam na educação espacial”, disse a chefe do Departamento da Educação Especial.

A professora da sala de recursos do Colégio Estadual Sagrada Família, em Campo Largo (na Região Metropolitana de Curitiba), Reni Terezinha Stoco de França, lembrou que a formação possibilita que os profissionais troquem experiências, atualizem conhecimentos e conheçam novas metodologias de trabalho. “Além do atendimento especializado com os alunos nas salas de recursos, temos que trabalhar em sintonia com os professores das salas comuns por isso essa formação é fundamental”, disse.

GALERIA DE IMAGENS