Simpósio debate educação integral no ensino médio

Formação continuada termina na sexta-feira (25) e terá duração de 30 horas que serão somadas ao plano de carreira dos profissionais
Publicação
22/08/2017 - 12:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Diretores, professores e pedagogos que trabalham em instituições que ofertam o ensino médio em tempo integral na rede estadual de ensino participam, até sexta-feira (25), em Foz do Iguaçu, de oficinas de formação continuada focadas na oferta da educação integral no ensino médio.

A formação terá duração de 30 horas, que serão somadas para avanços no plano de carreira dos profissionais. Serão produzidas oficinas relacionadas aos componentes curriculares da política de oferta da educação em tempo integral, além da troca de experiências entre as unidades que ofertam a modalidade de ensino.

O simpósio tem como objetivo discutir a temática de educação integral e sua implantação e implementação na rede de ensino do Paraná com foco no ensino médio. “A ampliação da educação integral é uma das metas da secretaria por entendermos que, quando o aluno permanece mais tempo na escola, ampliamos o processo de ensino e aprendizagem, e proporcionamos a esses estudantes o desenvolvimento pleno em diferentes áreas do conhecimento”, disse a secretária da Educação, professora Ana Seres.

A rede estadual de ensino do Paraná conta atualmente com 62 escolas com a oferta da educação em tempo integral sendo: 44 no ensino fundamental, 14 apenas no ensino médio e outras quatro com a educação integral no ensino fundamental e médio. “A permanência do aluno fortalece a gestão escolar participativa porque os pais passam a ver a escola de outra maneira e também combate a evasão escolar”, disse Ana Seres.

A formação continuada está prevista no programa Minha Escola Tem Ação (META) que prevê a oferta de ações que contribuem para o avanço no plano de carreira dos profissionais da educação.

PRESENÇAS – Participaram da abertura do simpósio a secretária da Educação, professora Ana Seres; a chefe do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu, Ivone Aparecida Peres Muller; o chefe do Departamento de Educação Básica (DEB), Cassiano Ogliari e a coordenadora de Educação em Tempo Integral do DEB, Zulsi Rohr.

GALERIA DE IMAGENS