Seminários e palestras movimentam Festival de Turismo em Paranaguá

Empresários do litoral conheceram programas e linhas de crédito para ampliar e modernizar serviços e comércio
Publicação
19/08/2012 - 13:00
Editoria

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O Seminário “Bom Negócio: Turismo e Oportunidades Gerando Investimentos”, abriu a programação técnico científica do segundo dia do Festival de Turismo do Litoral, que termina neste domingo (19), em Paranaguá. O seminário contou com palestrantes da Fomento Paraná, Banco do Brasil, BRDE, Ipem e Paraná Turismo para divulgar as linhas de crédito aos empreendedores do setor turístico.
O assessor do BRDE, Alexandre Accioly, apresentou o programa BRDE Turismo, que dispõe de recursos para financiar reformas e instalações, e o Pró Copa Turismo, que destina até R$ 3 milhões para reforma, construção, ampliação e modernização de hotéis de cidades sede da Copa Fifa 2014. “O empreendedor deve procurar, seja através do site do banco ou numa agencia do BRDE, para ter informações necessárias para obter os financiamentos”, disse.
A oportunidade de investimento em turismo no Litoral foi o tema da apresentação de Fábio Borges, do Sebrae Paraná. Ele apresentou o estudo que avaliou o potencial e mapeou as oportunidades na região. A estratégia é transformar o Litoral do Paraná em destino para um maior número de turistas, promovendo negócios e investimento na região. “É um estudo completo e que está disponível a empreendedores que esperam ampliar seus investimentos”.
O diretor técnico da Paraná Turismo, Milton de Chueire Karam, apresentou o Cadastur, sistema de cadastramento do Ministério do Turismo necessário à formalização e legalização dos profissionais e empresas que atuam no setor.
Karam convidou os empreendedores a se cadastrarem e salientou a obrigatoriedade do cadastro para profissionais e prestadores de serviços turísticos que atuam nos meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, arques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo. “A importância do cadastro vai além da formalização. Quanto mais prestadores cadastrados maior é o valor do repasse do MTur (verba descentralizada), específica para promoção internacional do Paraná”, disse. A Paraná Turismo está com um estande no II Festival de Turismo do Litoral para fornecer orientações e receber os pedidos de cadastramento.
Ele também explicou o SBClass – Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem -, desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia. A classificação é voluntária, válida por três anos e avaliada por meio de verificação nas instalações. No Paraná, a verificação é feita pelo Ipem/Pr.
De acordo com o assessor do Ipem, Roberto Tamari, os meios de hospedagem são analisados pela infraestrutura, serviços e sustentabilidade. “Esse serviço tem custo e para iniciar o processo de classificação é necessário estar cadastrado na Cadastur”, explicou.
Participaram também como palestrantes do seminário, Valério de Assis Souza Silva, da Fomento Paraná, que apresentou o Programa Bom Negócio Paraná, e André Luis Weigert, do Banco do Brasil, que apresentou as linhas de crédito do banco para o setor.
Copa FIFA 2014 – As últimas palestras de sábado foram da diretora técnica da secretaria de Estado do Turismo, Deise Bezerra, e do representante do Sebrae/PR, Aldo Carvalho. Com o tema “Uma visão pública e empresarial da Copa FIFA 2014”, eles fizeram um apanhado da organização do evento e o plano de ações para a Copa.
“É um grande desafio para a Secretaria de Turismo, pois temos que identificar as oportunidades em atividades turísticas, como aproveitá-las e também como mantê-las”, disse Deise.
Um dos itens do planejamento de ações da Setu é a qualificação de empresas, desenvolvido em parceria com Sebrae/Pr. Carvalho repassou informações aos empresários do setor que pensam em abrir um negócio ou que pretendem adaptar seu empreendimento por causa do evento.
Em 2010 foi criado o programa Sebrae 2014 para identificar, diversificar e fomentar as oportunidades de negócios em função da Copa FIFA 2014. “O programa traçou um perfil e mapeou as oportunidades. No Paraná foram identificadas 594 oportunidades de negócios, 160 só na área de turismo”, afirmou Carvalho.

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