Seminário debate
enfrentamento à
violência contra idosos

O evento foi realizado nesta segunda-feira, em Curitiba, na mesma data que é lembrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, com o objetivo de avaliar a política pública de combate à violência contra idosos
Publicação
15/06/2015 - 17:48
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi), promoveu nesta segunda-feira (15), em Curitiba, Seminário de Enfrentamento à Violência à Pessoa Idosa.
O evento foi realizado na mesma data que é lembrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, com o objetivo de avaliar a política pública de combate à violência contra idosos, apresentar propostas para a erradicação do problema e definir formas de aumentar a qualidade do atendimento oferecido pelo Estado.
“Recentemente assumimos a política pública da pessoa idosa do Paraná com a responsabilidade de promover e garantir os direitos dessa população. Estamos comprometidos nesse grande desafio para proporcionar um tratamento digno e respeitoso a essas pessoas que ajudaram a construir o Paraná que tanto nos orgulha”, disse a secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.
Participaram das discussões técnicos das secretarias estaduais que trabalham diretamente com o tema, como Trabalho e Desenvolvimento Social, Saúde e Segurança Pública e Administração Penitenciária, integrantes do Ministério Público e do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso.
EVENTO - Para a responsável pela política da pessoa idosa da Secretaria, Claudia Foltran, a realização do evento no dia 15 de junho é só um marco para que a sociedade possa ter uma agenda de discussão em relação à pessoa idosa.
“A velhice não é um problema, mas significa que a pessoa chegou ao ápice do seu desenvolvimento e precisa, como qualquer cidadão, ser respeitada, ter seus direitos garantidos e ter políticas voltadas para sua condição peculiar”, afirmou.
Durante o evento, a representante do Centro de Apoio Operacional das Promotorias do Idoso do Ministério Público do Paraná, Rosana Beraldi Bervervanço, falou sobre a realidade social da pessoa idosa. Para a promotora, a prevenção à violência contra idosos é dever de todos. “A responsabilidade pelo envelhecimento digno é partilhada entre sociedade, poder público e família”, ressaltou.
DISQUE IDOSO - O Governo do Paraná possui um serviço estadual para orientação e recebimento das denúncias de violências e violações de direitos da pessoa idosa. O serviço, que é coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, também monitora as demandas encaminhadas pelo Disque 100, serviço da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Conforme explicou Claudia, as denúncias de situações ocorridas dentro da família são encaminhadas ao Centro de Referência em Assistência Social do município de origem, para que sejam averiguadas. “Em outras situações, como no caso de uma violência institucional, os casos são imediatamente encaminhamos ao Ministério Público, para apuração e demais trâmites legais”, esclareceu.
Em 2013, o Disque Idoso do Paraná registrou 1.770 denúncias de violências e violação de direitos do idoso benefício. No ano seguinte, o serviço recebeu 2.167 ligações. As principais queixas se referiam a situações de negligência/abandono de familiares; agressões verbais e psicológicas, abusos e agressões verbais e psicológicas, vulnerabilidade e apropriação indébita do cartão de cartão benefício.
Para o presidente do Conselho Estadual do Idoso, Jorge Araújo, o aumento no número de denúncias pode estar relacionado à maior divulgação do tema junto à população. “Os eventos, as campanhas e a mídia ajudam a tornar mais conhecidos os vários canais de denúncia”, explicou.
O Disque Denúncia do Paraná atende pelo telefone 0800-4-0001, com atendimento para todo o Estado.
ATENDIMENTO - Localizado em Curitiba, o Centro de Referência dos Direitos da Pessoa Idosa oferece atendimento especializado a idosos em situação de ameaça ou violação de direitos. Sua atuação é articulada com a rede de serviços municipais e estaduais, órgãos de defesa de direitos e outros atores do Sistema de Garantia de Direitos, como Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública.
Coordenado pela Seds, a unidade também faz atendimento psicológico, social, jurídico, orientação e informação a idosos vítimas de violência e presta orientação sobre os diferentes serviços disponíveis para prevenção, apoio e assistência social.
GARANTIA DE DIREITOS – Para nortear as políticas públicas de atendimento ao idoso, em dezembro de 2014 o Governo do Estado lançou o Plano Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Paraná. O documento tem o objetivo de promover e garantir os direitos do idoso de acordo com o Estatuto, estabelecer políticas públicas para a área e implementar o Fundo Estadual da Pessoa Idosa.
O Plano é constituído de oito eixos: Promoção e Assistência Social; Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Trabalho e Previdência Social; Habitação e Urbanismo; Justiça e Segurança Pública; Cultura, Esporte e Lazer e Ações Transversais.
MOBILIZAÇÃO - A violência contra o idoso é reconhecida como uma grave violação aos direitos humanos. Neste sentido, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa declararam o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Celebrado pela primeira vez em 2006, a data é lembrada anualmente com realização de campanhas por todo o mundo. O principal objetivo é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br 

GALERIA DE IMAGENS