Semana de Vigilância
Sanitária destaca proteção
da saúde da população

As atividades vão mostrar o serviço como aliado da população, garantindo produtos e serviços de qualidade e segurança. Haverá palestras, oficinas, ações nas ruas para informação e orientação dos cidadãos
Publicação
01/08/2016 - 18:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado abriu nesta segunda-feira (01.08) a I Semana de Vigilância do Paraná. Haverá eventos públicos para informação e orientação sobre o tema, inclusive com peça teatral, palestras, oficinas e outras ações junto à população. A vigilância sanitária é a responsável pela fiscalização em estabelecimentos comerciais. As atividades da semana querem fazer com que ela seja vista como aliada dos cidadãos na busca por produtos e serviços com qualidade e segurança.
As atividades no Paraná marcam o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, comemorado em 5 de agosto. A data foi definida na lei 13.098/2015 e escolhida por ser o dia de nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz.
Na abertura do evento, o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto destacou a importância do trabalho da Vigilância Sanitária para a população paranaense. “Nesta gestão valorizamos mais do que nunca a Vigilância em Saúde, principalmente com a criação do programa VigiaSUS. Os repasses de recursos que fazemos para a área agora chegam a ser maiores que os federais”, diz Caputo Neto.
Na ocasião, também foi apresentado o novo mascote da Vigilância Sanitária no Paraná, o Lupinha. Criado pela Secretaria estadual da Saúde, o boneco vai representar o trabalho de fiscalização realizado em estabelecimentos de saúde e comerciais por todo o Estado.
“Queremos desmistificar a imagem de medo e ameaça que as pessoas ainda têm ao pensar em uma fiscalização. O caminho para isso é fazer com que os cidadãos entendam o verdadeiro papel da vigilância sanitária para a sociedade, que é proteger a saúde da população”, diz a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleide de Oliveira.
De acordo com o chefe da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Costa Santana, a programação da Semana foi pensada exatamente com essa função. “O calendário envolve atividades que buscam esclarecer a atuação da vigilância sanitária. A ideia é fazer com ela seja vista como um aliado dos cidadãos na busca por serviços com qualidade e segurança”, conta.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA – Quem passar pela Boca Maldita, em Curitiba, nesta sexta-feira e sábado (5 e 6), das 9 às 17 horas, terá a acesso a informações da Vigilância Sanitária com a equipe da Secretaria da Saúde. O grupo de teatro Cinco e Meia também participa da programação apresentando a peça O Vigilante, que conta de maneira lúdica um pouco do trabalho da área.
Também no sábado (6), os passageiros que estiverem no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, receberão orientações sobre a saúde do viajante. A ação é coordenada pela coordenação de Portos e Aeroportos da Anvisa-PR e Infraero.
Alunos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Nutrição e Farmácia da Universidade Federal do Paraná poderão acompanhar na quinta-feira (4) a palestra ‘Vigilância Sanitária de Alimentos: Desafios na busca da segurança alimentar e nutricional’. As inscrições podem ser feitas antes da apresentação, que começa às 14h.
No município de Irati, nesta quarta-feira (3), acontece uma oficina do Regulamento Técnico sobre Boas Práticas de Produção de Alimentos Processados pelo Empreendimento Familiar Rural. Quem tiver interesse em saber um pouco mais sobre as normas para produção de alimentos de maneira artesanal pode participar. O evento acontece das 8h30 às 17h na Churrascaria do Italiano (Rua Nereu Ramos, 548 – Centro).
Em parceria com a Secretaria estadual de Educação, os alunos da creche Cantinho Feliz, também na capital do Estado, vão aprender um pouco mais sobre o cuidado com os alimentos e a necessidade de lavar as mãos com o mascote da Vigilância Sanitária, o Lupinha.
As Regionais de Saúde também organizaram ações junto à população, em parceria com o Sesc. Os temas vão desde orientações a salões de beleza até atividades que envolvam profissionais que manipulam alimentos em restaurantes e lanchonetes nas regiões.

GALERIA DE IMAGENS