Semana de Museus
homenageia memória
de Alfredo Andersen

A ideia de criar o Museu Alfredo Andersen surgiu em 1940 junto com a concepção de uma Sociedade de Amigos composta por pessoas que conviveram e admiravam o artista norueguês radicado no Paraná
Publicação
23/05/2015 - 09:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Em comemoração à 13ª Semana de Museus, a Secretaria de Estado da Cultura divulga série de matérias sobre os seus espaços, e o assunto deste sábado (23) é o Museu Alfredo Andersen, criado para preservar as ideias e obras do grande artista que viveu no Paraná.
A ideia de criar o Museu Alfredo Andersen surgiu em 1940 junto com a concepção de uma Sociedade de Amigos composta por pessoas que conviveram e admiravam Alfredo Andersen. Essa Sociedade tinha por objetivo primeiro criar na edificação onde Andersen viveu e trabalhou como artista e educador uma unidade museológica para preservação de sua obra e para dar continuidade aos seus ideais. Essa proposição foi concretizada em 1959, com a abertura da “Casa de Alfredo Andersen - Escola e Museu de Arte”. O espaço passou a ser denominado Museu Alfredo Andersen em 1979.
Andersen nasceu em Christianssand, sul da Noruega, em 3 de novembro de 1860, como o único filho homem dentre os cinco do casal Tobias Andersen e Hanna Carina Andersen.
Sua formação artística se deu toda na Europa, em ateliês particulares da Noruega e Dinamarca, e na Academia Real de Belas Artes de Copenhagen, tendo sido aluno de artistas e decoradores de destaque em seu tempo como Wilhelm Krogh e Carl A. Andersen.
Em 1892, após um longo período de viagens pela Europa e América, Andersen desembarcou no Paraná, fixando residência em Paranaguá, num período tenso da história do Brasil, marcado pela consolidação do regime republicano, e por motins e levantes populares como a Revolução Federalista.
Apesar do desconhecimento da língua portuguesa e das diferenças culturais, Andersen se adaptou à sociedade brasileira. Primeiramente se estabeleceu no litoral do Paraná, e lá residiu por cerca de dez anos, vivendo da feitura de retratos sob encomenda e de decorações cênicas para casas.
Aos quarenta e dois anos, pouco tempo após se casar com a Anna de Oliveira (1882-1945), Andersen mudou-se para Curitiba.
CASA DE ANDERSEN - O edifício que hoje é a sede do Museu é composto por dois pavimentos onde são expostas obras de acervo além de mostras específicas. Antes de se tornar a sede, essa edificação abrigou diferentes instituições.
Foi originalmente construída para o funcionamento de uma sociedade recreativa alemã; depois se transformou na residência, ateliê e escola de artes de Alfredo Andersen e posteriormente a residência de seu filho, Thorstein Andersen. Durante anos Thorstein manteve as funções do espaço estabelecidas por seu pai, mas ampliou a edificação para se tornar mais apta as suas próprias necessidades. Entre 1988 e 1989 foi totalmente restaurada e ganhou o aspecto que mantém até hoje.
ENSINAMENTOS ARTÍSTICOS - Assim como Alfredo Andersen é uma personalidade de destaque na história da arte do Paraná, o Ateliê de Arte do Museu Alfredo Andersen e o do Centro Juvenil de Artes Plásticas são a história do ensino de artes no Estado, seguindo a vocação de Andersen em ensinar. Os dois centros de educação, durante todos os anos de suas existências, se dedicam ao ensino e discussões sobre arte.
EXPOSIÇÃO EM ANDAMENTO - Quem for ao museu poderá conferir duas mostras do acervo, uma delas composta de obras feitas por Alfredo Andersen e a outra intitulada “Nego Miranda: Lugares de Andersen”, que conta com doze fotografias de Nego Miranda com lugares que Alfredo Andersen retratou. Contém registros de paisagens do litoral, dos Campos Gerais e arredores de Curitiba. A mostra apresenta também três obras de Alfredo Andersen entre as fotografias de Nego Miranda e permanecerá até o dia 28 de junho de 2015 em exposição.
SERVIÇO: O Museu Alfredo Andersen fica na Rua Mateus Leme, 336, no Centro de Curitiba - PR. Funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.
Informações: 41 3222-2868
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS