Segurança no Atletiba
envolverá 600 policiais

As medidas para garantir a segurança neste sábado (27) foram definidas em reunião entre as polícias militar e civil, Prefeitura de Curitiba, órgãos de fiscalização e representantes dos clubes e torcidas organizadas
Publicação
26/08/2011 - 11:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Polícia Militar montou um grande esquema para garantir a segurança da população neste sábado (27) durante o clássico Atletiba, que acontece às 18 horas no estádio Couto Pereira, em Curitiba. Cerca de 600 policiais militares reforçarão o policiamento na capital, a maioria nas imediações do estádio, a partir das 15 horas.
As regras foram definidas em reunião entre o 1° Comando Regional de Polícia Militar (1°CRPM), a Polícia Civil, Secretaria Municipal Antidrogas, representantes dos clubes e torcidas organizadas, Guarda Municipal, além de órgãos de fiscalização. A PMPR também trabalha em parceria com a Federação Paranaense de Futebol e a Defesa do Consumidor.
O plano de segurança prevê cordões de isolamento em ruas próximas, que podem variar de 100 a 200 metros, para evitar que pessoas que não vão ao jogo circulem no local, a partir das 15 horas. “As ruas próximas serão isoladas é só poderá circular neste perímetro quem estiver de posse do ingresso para o jogo”, explica o major Cezar Kister, chefe de Planejamento do 1°CRPM.
Também haverá monitoramento de terminais de ônibus e pontos estratégicos da cidade, numa parceria entre a PM e a Guarda Municipal. A venda de ingressos no dia será feita em três pontos pré-estabelecidos entre a organização do clássico e a Polícia Militar. “Após o fechamento do perímetro para o controle de acesso os bilhetes serão vendidos em kombis do Coritiba, com a segurança da Polícia Militar”, diz o major Kister.
O comando do policiamento do jogo será feito pelo major Eudes Camilo da Cruz, subcomandante do 12° Batalhão de Polícia Militar. Ele explica que, independente do resultado da partida, a torcida atleticana (Ultras e Fanáticos) será a primeira a deixar o estádio, sob escolta da Polícia Militar, 15 minutos após o fim do jogo.
O Juizado Especial Criminal (Jecrim) também estará instalado no estádio a partir das 16 horas de domingo e ficará no local até duas horas após o término do jogo.
RESTRIÇÕES – Conforme decidido na reunião, não será permitida a entrada de materiais de torcidas organizadas, apenas alusivos aos clubes. “A torcida do Atlético poderá levar uma faixa de cada organizada, mas com dizeres relativos ao clube. Também não podem ser levados pelos torcedores em geral bandeiras, mastros (PVC, bambu ou qualquer outro material), bonés, camisas, entre outros. A bateria só pode ser utilizada pela torcida do Coritiba. E cada torcedor que entrar com equipamento será identificado”, explica o major Eudes.
Será feita rigorosa fiscalização no entorno do estádio, junto com a Prefeitura, para que ambulantes sejam retirados do local. O objetivo é coibir a venda de bebidas alcoólicas, que também não poderão ser vendidas pelo bar que funciona no estádio Couto Pereira.

GALERIA DE IMAGENS