Segunda edição da megaoperação Vida previne homicídios

Ação da PM ocorreu em Colombo, região metropolitana de Curitiba
Publicação
09/04/2011 - 12:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Polícia Militar do Paraná fez nesta sexta-feira (8), em Colombo, a megaoperação Vida, de prevenção à criminalidade. Esta é a segunda vez que a ação ocorre na cidade. Das 18 horas à meia-noite foram abordadas 1234 pessoas e 262 veículos e vistoriados 26 bares. Uma pessoa foi presa e um menor apreendido. Também foram apreendidos um simulacro de arma de fogo, 120 pedras de crack, 51 buchas de cocaína e 63 gramas de maconha. As equipes também recuperaram um veículo.
“Estamos cumprindo uma diretriz do governador Beto Richa e do secretário de Segurança Reinaldo de Almeida Cézar de colocar a polícia na rua para evitar a criminalidade, principalmente os crimes contra a vida. Também mostramos, desta forma, àqueles que pretendem delinquir que estamos na rua e prontos para combatê-los, para que não tragam danos à população”, afirma o comandante-geral da PM, coronel Marcos Teodoro Scheremeta.
Segundo ele, o policiamento na rua também mostra à população a força de resposta do Estado na prevenção de homicídios. “Polícia na rua evita o crime”, diz Scheremeta. Ainda durante a operação foram apreendidos 19 veículos e emitidos 84 autos de infração de trânsito.
“O efeito da operação se estendeu após o término das atividades porque mesmo tendo terminado e operação, à meia-noite, não houve homicídio naquele município nos horários seguintes”, disse Scheremeta. “A prevenção é o principal objetivo desta ação”, reafirma o comandante-geral, que lembrou que este tipo de ação será constante a partir de agora.
OPERAÇÃO - As atividades foram desenvolvidas por determinação do subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Júlio Ozga Nóbrega, que acompanhou a operação juntamente com o comandante do 17° Batalhão – responsável pela RMC –, tenente-coronel Maurício Tortato.
As ações contaram com 200 policiais militares, aproximadamente 60 viaturas, além de um helicóptero do Grupamento Aéreo da PM. O início das atividades foi às 17 horas, no Quartel do Comando Geral, em Curitiba. Participaram da operação policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Operações e Eventos, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), 17º Batalhão da PM e Grupamento Aéreo (Graer).
“Trata-se de um esforço conjunto com objetivo de coibir crimes contra a vida em Colombo, mas que deverá se repetir em outros locais”, disse Nóbrega. A operação fez abordagens e arrastões em busca de armas, drogas, foragidos da justiça, além de combater outros delitos.
RESUMO – Uma equipe do BPTran, integrante da operação, encaminhou um suspeito à delegacia do Alto Maracanã por estar portando um simulacro de arma (pistola de brinquedo). Este homem, segundo a PM, foi reconhecido por funcionários de uma farmácia da cidade como autor de um roubo a mão armada ocorrido aproximadamente às 15 horas desta sexta-feira (08).
Um menor foi apreendido por policiais do Bope, integrantes da operação, portando 120 pedras de crack e 51 buchas de cocaína. A Companhia de Eventos, por sua vez, fez o flagrante de um homem por porte de droga (63 gramas de maconha). As equipes também recuperaram um veículo Ford Ecosport, roubado no último dia 6. O carro foi encaminhado à Delegacia do Alto Maracanã. Os ocupantes do veículo fugiram.
A mega Operação Vida começou na semana passada (1 de abril), no município de Colombo (região metropolitana de Curitiba) e evitou homicídios durante o período de atividades naquela cidade. Neste dia foram abordadas 1389 pessoas, 233 veículos e 101 bares. Quatro pessoas foram presas, um menor apreendido, quatro armas de fogo e três munições recolhidas e 300 pedras de crack apreendidas.
“Colombo foi a primeira cidade escolhida porque foi apontada por estudos internos da PM como uma das que mais precisa deste tipo de policiamento”, afirma o coronel Nóbrega.

GALERIA DE IMAGENS