O secretário de Estado do Turismo, Faisal Saleh, defendeu nesta quinta-feira (16) que os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul atuem de forma integrada para reivindicar mais recursos e desenvolver os atrativos turísticos da região Sul. Faisal afirmou que o bloco precisa articular relações políticas para conseguir melhores linhas de créditos do governo federal e para ter mais visibilidade no cenário nacional.
“Nossa região tem grandes atrativos e necessita de uma gestão integrada e estratégica. Precisamos nos unir para que o Sul seja reconhecido como um grande destino do turismo brasileiro”, disse ele. Faisal afirmou que as secretarias de Estado da região não têm voz nas discussões do turismo federal. O grupo elaborou ainda uma declaração de intenções que será encaminhada aos governadores dos quatro estados.
Faisal esteve reunido com os secretários estaduais dos estados que compõe o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). O encontro antecede o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, que será lançado na noite desta quinta-feira (16) em Foz do Iguaçu. A feira é considerada um dos maiores polos de negócios e discussões do turismo nacional e deve receber mais de cinco mil visitantes.
O secretário destacou o importante papel dos governadores nas articulações e disse que o governo do Paraná vai investir no desenvolvimento turístico do Estado. “O governador Beto Richa está alinhado com as necessidades do nosso setor. Precisamos que os governadores atuem juntos para que nossa região cresça”, disse.
Para Abgail Pereira, secretária de Turismo do Rio Grande do Sul e coordenadora da Comissão Permanente de Turismo do Codesul, a região precisa de união para fortalecer e reivindicar mais investimentos em cursos profissionalizantes e tecnologia. “Queremos uma participação mais competitiva no cenário turístico nacional e internacional. Temos interesses legítimos e precisamos de um espaço no Ministério de Turismo para defendê-los”, disse Abgail.
Participaram do encontro a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun, e o presidente da Santa Catarina Turismo, Valdir Walendowsky.
FUNDO FINANCEIRO - Integrantes do Conselho Consultivo de Turismo debateram tambpem a criação de um fundo para prover recursos financeiros para a execução de políticas públicas destinadas à gestão turística do Paraná.
“Vamos trabalhar para termos um fundo forte. Estamos realizando um estudo para verificar a viabilidade dessa alternativa. Seria fundamental para o turismo do Paraná ter recursos de um fundo financeiro, pois assim conseguiríamos por em pratica vários projetos e ações que o conselho planeja”, disse o secretário.
Faisal destacou exemplos de estados da federação que desenvolveram o turismo com recursos de fundos. Os mais bem-sucedidos foram Santa Catarina e Mato Grosso do Sul que captaram valores oriundos da tributação de atividade lotérica e de uma porcentagem do recolhimento do ICMS gerado pelas empresas. “Queremos usar essas ideias no Paraná, mas antes vamos analisar a situação financeira e verificar a viabilidade do projeto”, disse o presidente do conselho.
Os recursos seriam utilizados para financiar projetos e obras de infraestrutura em municípios turísticos. A próxima etapa será estabelecer as regras de funcionamento e estruturação do fundo.
O evento contou com a presença de cerca de 60 representantes da iniciativa privada, instituições públicas e de ensino da atividade turística paranaense. Foi realizado em Foz do Iguaçu durante o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, é considerado um dos maiores polos de negócios e discussões do turismo nacional e deve receber mais de cinco mil visitantes.
REFORMA – Durante a reunião foram discutidas possíveis mudanças na estrutura organizacional do grupo. A principal reforma é a eleição aberta para a escolha do presidente do conselho. Atualmente, o cargo máximo da entidade é sempre o secretário de Estado. “A função do Conselho é articular a iniciativa privada e o poder público para o desenvolvimento do turismo no estado. Queremos fazer uma gestão democrática, articulada e integrada para que o setor cresça no Paraná”, disse o secretário.
Secretários de quatro estados discutem integração turística
Reunidos em Foz do Iguaçu, secretários do Turismo do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul pedem voz ativa na política nacional para o setor
Publicação
16/06/2011 - 15:30
16/06/2011 - 15:30
Editoria