O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho, vistoriou hoje o trecho duplicado da PR-445 no perímetro urbano de Londrina e Cambé. A duplicação da rodovia até Mauá da Serra, numa extensão de 80 quilômetros até o entroncamento com a Rodovia do Café, terá início ainda este ano, assegurou Richa Filho.
Financiada com recursos do Estado, a obra no perímetro urbano de Londrina - de 22 quilômetros de extensão e 11 trincheiras e viadutos - é a primeira etapa da duplicação dessa rodovia, principal ligação da Região Metropolitana de Londrina com o Sul do Estado.
Richa Filho destacou os benefícios da duplicação para os moradores de Londrina e Cambé, que tiveram sensível redução no tempo de deslocamento entre uma cidade e outra e aumento da segurança. Os acidentes diminuíram drasticamente. Vinte mil veículos trafegam diariamente pelo trecho urbano da rodovia.
MAIOR PORTE - A duplicação, disse o secretário, dá continuidade a duas obras viárias de maior porte realizadas em Londrina, que são as vias Leste-Oeste e Expressa, esta construída quando o ex-governador José Richa foi prefeito de Londrina, na década de 1970. A outra foi realizada pelo prefeito Wilson Moreira. que foi secretário de Obras na administração Richa, na década seguinte. A Via Expressa conecta-se com a PR-445.
“Esta duplicação era reivindicada pela população das duas cidades há décadas e representa o maior investimento do Estado em infraestrutura na região”, disse o secretário. O investimento no trecho urbano consumiu R$ 147 milhões.
LIBERADO - Todo o trecho duplicado da rodovia está trafegável após a liberação, no sábado (20), de dois viadutos submetidos a reforço estrutural preventivo - na conexão com as avenidas Dez de Dezembro e Waldemar Spranger.
O comportamento desses viadutos será acompanhado por professores e alunos da Universidade Estadual de Londrina por meio de um inclinômetro, aparelho importado pela responsável pela obra, a Construtora Sanches Tripoloni, e doado à universidade. O acompanhamento, sob a supervisão do professor Carlos Costa Branco, deverá durar dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois.
“Esse trabalho dará segurança e tranquilidade aos usuários da rodovia e obedece determinação do governador Beto Richa”, disse o secretário.
PRÓXIMA ETAPA - A duplicação da PR-445 até Mauá da Serra terá início ainda este ano, assegurou Richa Filho. O projeto da primeira etapa da obra, previsto para alcançar o distrito de Irerê (20 quilômetros), está em fase de conclusão e a licitação deverá ser aberta em dois meses. A etapa seguinte, de mais 20 quilômetros, é o distrito de Guaravera.
Esta obra também será custeada com recursos do governo estadual e não está prevista a cobrança de pedágio em seu percurso. “O ajuste fiscal fez do Paraná o Estado em melhor situação contábil do país, permitindo investimentos em infraestrutura”, observou.
O superintendente do DER para a região Norte, Sérgio Selvatici, e o coordenador do Núcleo Regional da Casa Civil, Marco Antonio Santi, acompanharam a vistoria.
Financiada com recursos do Estado, a obra no perímetro urbano de Londrina - de 22 quilômetros de extensão e 11 trincheiras e viadutos - é a primeira etapa da duplicação dessa rodovia, principal ligação da Região Metropolitana de Londrina com o Sul do Estado.
Richa Filho destacou os benefícios da duplicação para os moradores de Londrina e Cambé, que tiveram sensível redução no tempo de deslocamento entre uma cidade e outra e aumento da segurança. Os acidentes diminuíram drasticamente. Vinte mil veículos trafegam diariamente pelo trecho urbano da rodovia.
MAIOR PORTE - A duplicação, disse o secretário, dá continuidade a duas obras viárias de maior porte realizadas em Londrina, que são as vias Leste-Oeste e Expressa, esta construída quando o ex-governador José Richa foi prefeito de Londrina, na década de 1970. A outra foi realizada pelo prefeito Wilson Moreira. que foi secretário de Obras na administração Richa, na década seguinte. A Via Expressa conecta-se com a PR-445.
“Esta duplicação era reivindicada pela população das duas cidades há décadas e representa o maior investimento do Estado em infraestrutura na região”, disse o secretário. O investimento no trecho urbano consumiu R$ 147 milhões.
LIBERADO - Todo o trecho duplicado da rodovia está trafegável após a liberação, no sábado (20), de dois viadutos submetidos a reforço estrutural preventivo - na conexão com as avenidas Dez de Dezembro e Waldemar Spranger.
O comportamento desses viadutos será acompanhado por professores e alunos da Universidade Estadual de Londrina por meio de um inclinômetro, aparelho importado pela responsável pela obra, a Construtora Sanches Tripoloni, e doado à universidade. O acompanhamento, sob a supervisão do professor Carlos Costa Branco, deverá durar dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois.
“Esse trabalho dará segurança e tranquilidade aos usuários da rodovia e obedece determinação do governador Beto Richa”, disse o secretário.
PRÓXIMA ETAPA - A duplicação da PR-445 até Mauá da Serra terá início ainda este ano, assegurou Richa Filho. O projeto da primeira etapa da obra, previsto para alcançar o distrito de Irerê (20 quilômetros), está em fase de conclusão e a licitação deverá ser aberta em dois meses. A etapa seguinte, de mais 20 quilômetros, é o distrito de Guaravera.
Esta obra também será custeada com recursos do governo estadual e não está prevista a cobrança de pedágio em seu percurso. “O ajuste fiscal fez do Paraná o Estado em melhor situação contábil do país, permitindo investimentos em infraestrutura”, observou.
O superintendente do DER para a região Norte, Sérgio Selvatici, e o coordenador do Núcleo Regional da Casa Civil, Marco Antonio Santi, acompanharam a vistoria.