Secretário inspeciona obras no viaduto da PR-445 em Londrina

Transposição da rodovia vai ligar dois importantes conjuntos habitacionais da cidade e aumentar a segurança de motoristas e pedestres. Obra será concluída no início de 2012
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28/10/2011 - 16:30

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O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, inspecionou nesta sexta-feira (28) as obras do viaduto que está sendo construído sobre a PR-445, em Londrina. O viaduto vai ligar dois importantes conjuntos habitacionais do município: Jamile Dequech e Jardim União da Vitória, localizados na zona Sul.
“O viaduto é um sonho antigo da comunidade, mas só agora está se tornando realidade”, disse o secretário. Segundo ele, a obra de transposição da rodovia colocará um fim em um cruzamento perigoso, que isolava os dois bairros, aumentando a segurança no local e contribuindo para o desenvolvimento daquela região de Londrina.
Durante toda a sexta-feira, engenheiros e técnicos trabalharam na obra para lançar as 25 vigas de concreto que darão sustentação ao viaduto. A operação, acompanhada à tarde pelo secretário, começou às 7 horas e vai se estender até as 19 horas.
O superintendente regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), engenheiro Carlos Fumio Yamamura, que acompanhou a visita do secretário às obras, informou que a estimativa de conclusão da obra é para o começo de 2012.
O viaduto está sendo construído na altura do quilômetro 65,5 da PR-445, ainda dentro da área urbana de Londrina. Trata-se de uma rodovia estadual que faz a ligação de Mauá da Serra a Londrina. Quando pronta, a obra também vai facilitar o acesso à BR-376.
Atualmente, automóveis e ônibus cruzam a rodovia numa região em curva que oferece baixa visibilidade, com grande risco à segurança de motoristas e pedestres. Segundo o DER, com as rotatórias que serão implantadas de cada lado do viaduto, será possível uma distribuição rápida e segura do tráfego, permitindo a conversão para todos os sentidos da pista.
INVESTIMENTO – O viaduto sobre a rodovia estadual está orçado em R$ 2.186.722,40 e terá 31,5 metros de extensão, sendo guarnecido de acessos, rotatórias e alças, além de mais 600 metros de pavimentação asfáltica. O anúncio do início das obras foi feito em maio deste ano pelo DER, cumprindo determinação do governador Beto Richa, em abril, durante a primeira audiência pública do Governo do Estado em Londrina.

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