Em mais um passo do Governo do Estado na direção da aproximação com o setor produtivo, o secretário do Planejamento, Cássio Taniguchi, reuniu-se esta semana com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, para tratar de uma agenda conjunta voltada para a promoção da inovação industrial no Paraná. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (16), durante um café da manhã realizado no Cietep, sede da entidade, em Curitiba.
Foram apresentadas iniciativas da Fiep que podem contribuir para ações de governo na busca de atividades industriais sustentáveis. Participaram do encontro a equipe técnica da secretaria e os coordenadores de projetos da federação.
Na opinião de Taniguchi, o Paraná precisa avançar na questão da sustentabilidade. Por isso, o secretário considera valiosa a contribuição da Fiep na área. “Sempre busquei a aproximação com o setor produtivo, o poder público e a academia”, afirmou. Segundo ele, este é o tripé fundamental para a solução de questões centrais para o desenvolvimento econômico e social, como a infraestrutura logística, a formação profissional e a inovação tecnológica.
O presidente da Fiep disse que é possível fazer do Paraná um case de política industrial e inovação tecnológica sustentável, mas para isso é necessário que exista correspondência entre as agendas dos governos e do setor industrial. “Nos anos anteriores o governo federal avançou bastante nesta questão conceitual, mas o mesmo não ocorreu no Paraná”, disse.
Ele destacou a importância do encontro desta semana para estreitar os laços entre a indústria paranaense e o novo governo que se inicia. Nesse sentido, a atuação complementar destes dois atores seria a chave para promover o desenvolvimento industrial no estado.
Transporte - No campo da infraestrutura logística, o engenheiro e consultor Mário Stamm Jr. apresentou à equipe da Secretaria de Planejamento dois projetos para o setor de transportes desenvolvidos pelo Conselho Temático de Infraestrutura da Fiep.
O Projeto Paraná Multimodal trata principalmente do transporte ferroviário, identificando os principais gargalos do Estado e os investimentos necessários para resolver estes problemas. De acordo com o estudo da Fiep, hoje o custo para o transporte ferroviário em determinados trechos chega a R$ 0,08 por tonelada por quilômetro rodado, o que inviabiliza este modal.
Também foi apresentado o Plano Estadual de Logística e Transporte - PELT 2020, que identifica as intervenções necessárias para resolver os gargalos logísticos nos quatro modais de transporte (ferroviário, rodoviário, aeroviário e hidroviário). A Fiep apresentou ainda um estudo realizado em parceria com o Ipardes, que mapeou a atividade industrial paranaense e identificou 25 Arranjos Produtivos Locais (APLs), que respondem por cerca de 1/3 dos empregos no estado.
Foram apresentadas iniciativas da Fiep que podem contribuir para ações de governo na busca de atividades industriais sustentáveis. Participaram do encontro a equipe técnica da secretaria e os coordenadores de projetos da federação.
Na opinião de Taniguchi, o Paraná precisa avançar na questão da sustentabilidade. Por isso, o secretário considera valiosa a contribuição da Fiep na área. “Sempre busquei a aproximação com o setor produtivo, o poder público e a academia”, afirmou. Segundo ele, este é o tripé fundamental para a solução de questões centrais para o desenvolvimento econômico e social, como a infraestrutura logística, a formação profissional e a inovação tecnológica.
O presidente da Fiep disse que é possível fazer do Paraná um case de política industrial e inovação tecnológica sustentável, mas para isso é necessário que exista correspondência entre as agendas dos governos e do setor industrial. “Nos anos anteriores o governo federal avançou bastante nesta questão conceitual, mas o mesmo não ocorreu no Paraná”, disse.
Ele destacou a importância do encontro desta semana para estreitar os laços entre a indústria paranaense e o novo governo que se inicia. Nesse sentido, a atuação complementar destes dois atores seria a chave para promover o desenvolvimento industrial no estado.
Transporte - No campo da infraestrutura logística, o engenheiro e consultor Mário Stamm Jr. apresentou à equipe da Secretaria de Planejamento dois projetos para o setor de transportes desenvolvidos pelo Conselho Temático de Infraestrutura da Fiep.
O Projeto Paraná Multimodal trata principalmente do transporte ferroviário, identificando os principais gargalos do Estado e os investimentos necessários para resolver estes problemas. De acordo com o estudo da Fiep, hoje o custo para o transporte ferroviário em determinados trechos chega a R$ 0,08 por tonelada por quilômetro rodado, o que inviabiliza este modal.
Também foi apresentado o Plano Estadual de Logística e Transporte - PELT 2020, que identifica as intervenções necessárias para resolver os gargalos logísticos nos quatro modais de transporte (ferroviário, rodoviário, aeroviário e hidroviário). A Fiep apresentou ainda um estudo realizado em parceria com o Ipardes, que mapeou a atividade industrial paranaense e identificou 25 Arranjos Produtivos Locais (APLs), que respondem por cerca de 1/3 dos empregos no estado.