Secretário do Meio Ambiente assume Conselho de Recursos Hídricos

Jonel Iurk assumiu nesta terça-feira (22), durante evento do Dia Mundial da Água 2011, a presidência do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Paraná, composto por 34 membros de várias esferas da sociedade civil
Publicação
22/03/2011 - 18:00

Confira o áudio desta notícia

O secretário do Meio Ambiente, Jonel Iurk, assumiu nesta terça-feira (22), durante evento do Dia Mundial da Água 2011, a presidência do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Paraná. O Conselho é composto por 34 membros - de várias esferas da sociedade civil –, entre os quais também estão o  presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Tarcísio Mossato Pinto, e o presidente do Instituto de Águas do Paraná, Márcio Nunes.
“Quero reforçar que tanto a Secretaria do Meio Ambiente como o Conselho não pouparão esforços para que a política dos recursos hídricos em nosso Estado esteja preparada para resolver conflitos atuais e futuros, garantindo água em quantidade e qualidade para todos os paranaenses”, disse Iurk.
O Conselho tem como objetivo estabelecer princípios e diretrizes da política estadual de recursos hídricos, instituir Comitês de Bacias Hidrográficas e atuar em questões relacionadas à gestão de recursos hídricos no Estado.
Participam do Conselho 34 pessoas, com vagas divididas entre membros do Poder Executivo Estadual, da Assembleia Legislativa do Paraná, dos municípios do Estado, de entidades da sociedade civil, dos setores usuários de recursos hídricos e dos Comitês de Bacias Hidrográficas.
Entre os representantes do governo estão os secretários estaduais do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri; da Agricultura, Norberto Ortigara; o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Tarcísio Mossato Pinto, e o idealizador do “Paraná 12 Meses”, Nestor Bragagnolo.
Segundo Márcio Nunes, presidente do Instituto das Águas do Paraná - órgão responsável pela gestão executiva do Conselho - a autarquia da Secretaria trabalhará pela melhoria na disposição e qualidade dos recursos hídricos no Paraná. “Vamos trabalhar pela concretização do Plano Estadual, pois a água é um recurso essencial para a vida humana e precisamos preservar hoje para garantir as reservas do futuro”, explicou.
Para este ano, as ações prioritárias que serão levadas à votação do Conselho incluem a aprovação e implementação do Plano Estadual de Recursos Hídricos - aprovado pelo Conselho em dezembro de 2009 -. e a aprovação dos Comitês de Bacias Hidrográficas, que já estão em andamento, como o Comitê da Bacia Litorânea, que já possui mesa provisória.
A secretária executiva do Conselho, Carla Mittelstaedt, disse que além da instalação dos comitês o órgão vai trabalhar para estabelecer critérios e normas gerais para outorga e para a cobrança pelo direito de uso dos recursos hídricos. “A meta deste governo é iniciar a cobrança pelo uso da água na Bacia do Alto Iguaçu e Ribeira em 2012”, afirmou.

GALERIA DE IMAGENS