Secretário da Educação defende maior participação da comunidade nas escolas

“Temos muitos desafios no Paraná, mas tudo o que fizermos deverá contar com a participação da comunidade. Dá mais trabalho, mas garante resultados mais efetivos”, afirma Flávio Arns
Publicação
02/03/2011 - 18:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns, afirmou nesta quarta-feira (2) que quer uma maior participação da comunidade nas escolas. Ao abrir a reunião com diretores de escolas em Curitiba, no Colégio Estadual Santa Cândida, Arns ressaltou que a educação é uma das prioridades deste governo. “Temos muitos desafios no Paraná, mas tudo o que fizermos deverá contar com a participação efetiva da comunidade. Dá mais trabalho, mas garante resultados mais efetivos”, disse.
A reunião faz parte de uma série de encontros que estão sendo organizados pela Secretaria de Estado de Educação e que irão ocorrer até o fim de abril em todos os 32 Núcleos Regionais de Educação.
Na manhã desta quarta-feira, em Curitiba, estavam reunidos 309 diretores de escolas e de escolas especiais. Também estiveram presentes representantes de APMFs (Associação de Pais, Mestres e Funcionários) e mantenedores de escolas especiais.
À tarde, em Paranaguá, no Colégio Estadual José Bonifácio, cerca de 170 pessoas, entre diretores de escolas comuns e especiais, representantes e mantenedores participaram do encontro.
Nesta quinta-feira (3) Arns participa de reuniões em Irati e Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. Nestes eventos, representantes de um grupo de diretores de escolas trazem reivindicações diretas ao secretário de Educação.
Em Curitiba, a pauta está relacionada à definição do porte das escolas, gratificação diferenciada para diretores em escolas maiores, Processo de Seleção Simplificado (PSS), construção de novas escolas, resposta para pedidos feitos à Seed, segurança no entorno nas escolas e criação de um grupo de diretores para fiscalizar e acompanhar as solicitações encaminhadas ao secretário.
Em Paranaguá, foram discutidos projetos de construção de novas escolas, transporte escolar, infraestrutura e segurança no entorno dos colégios. De acordo com Arns, a ideia é que encontros com diretores e a Seed ocorram a cada dois meses. “Da próxima vez, estas questões que já discutimos deverão estar pelo menos encaminhadas e vamos então analisar outras situações”, afirmou.
Após os diretores apresentarem suas reivindicações, a superintendente da Educação, Meroujy Cavet; o representante da Patrulha Escolar, coronel Douglas Dabul; e o chefe do Grupo de Recursos Humanos Setorial, Arnaldo de Mattos, prestaram esclarecimentos aos participantes.
Na opinião do chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Maurício Pastor, este tipo de reunião é a melhor maneira de se conhecer a real situação das escolas da rede estadual de Curitiba. “A criação de um grupo de diretores para acompanhar as solicitações pode ser encaminhada. Precisamos combinar o formato e funcionamento deste grupo”, explicou.
A chefe no Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, Selma Camargo Meira, disse que a presença do secretário no município traz segurança aos diretores de escola. “Somos pares e é importante este acolhimento à escola neste momento de início de um novo governo. A abertura ao diálogo nos dá mais segurança”, afirmou.

GALERIA DE IMAGENS