Secretário avalia projetos de segurança do Rio de Janeiro

Reinaldo Almeida Cesar vai estudar projetos bem-sucedidos na capital fluminense para verificar a aplicabilidade no Paraná
Publicação
25/08/2011 - 17:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Reinaldo Almeida Cesar, vai analisar projetos bem-sucedidos no Rio de Janeiro para verificar a aplicabilidade no Paraná. Desde segunda-feira (22), ele participa de encontros na capital fluminense e aproveitou para conhecer detalhes das melhorias na estrutura de segurança daquele estado.
Almeida Cesar se reuniu com o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame. “O momento serviu para trocar experiências e para aproveitar algumas ideias que já estão em prática no Rio de Janeiro e que podem ser adaptadas ao Paraná”, afirmou o secretário paranaense. Foram feitas visitas a uma unidade da Delegacia Legal, à nova sede do Instituto Médico-Legal, e a uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).
Segundo Almeida Cesar, a visita à Delegacia Legal serviu para ter uma base de como o Estado vai estruturar as delegacias paranaenses para que prestem melhor atendimento, com valorização da cidadania. “Queremos transformar o atendimento da Polícia Civil em modelo a ser seguido na segurança pública”, enfatizou.
O secretário descartou a instalação de UPPs no Paraná, porque esse formato de ação policial é específico para a realidade do Rio de Janeiro. Mas ele declarou que tem intenção de aproveitar o modelo da atuação da polícia nas UPPs, quando as comunidades já são tomadas e é feito um trabalho efetivo de prevenção junto à população.
IML – Na manhã desta quinta-feira (25), Almeida Cesar visitou a infraestrutura da nova sede do IML do Rio de Janeiro. Ele foi recebido pelo subchefe da Polícia Civil do Rio, Sérgio Caldas; o diretor do IML daquele Estado, Sergio Simonsen. Do Paraná, estavam presentes o diretor-geral da Secretaria, Adalberto Souza; e o diretor do IML do Paraná, Porcídio Villani.
No Paraná, serão construídas quatro novas sedes do IML, em Curitiba, Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu, além de outras que serão reformadas. O secretário disse que o modelo de funcionamento do IML do Rio de Janeiro e a infraestrutura são ótimas referências a serem seguidas.
EVENTOS – A equipe de técnicos e autoridades de segurança do Paraná também participou, nesta semana, da 40.ª Reunião do Colégio de Secretários de Segurança Pública (Consesp), da 11.ª Feira Internacional de Tecnologia e Produtos para Segurança Pública, e da 9.ª Conferência Executiva de Segurança Pública para América do Sul.

GALERIA DE IMAGENS