Secretarias de Agricultura
e Turismo vão fortalecer
turismo rural no Estado

Entre as propostas está a oferta de novos atrativos para o público que participa de eventos técnicos na área da agricultura
Publicação
05/10/2011 - 18:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento vai participar ativamente do projeto Pacto Paraná, proposto pela Secretaria do Turismo. O tema foi discutido nesta quarta-feira (5), quando o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, recebeu o secretário do Turismo, Faisal Saleh, que apresentou os planos para incentivar a vinda de turistas ao Estado.
O Pacto Paraná tem como meta incentivar o desenvolvimento sócio-econômico em todo o Estado e fortalecer a marca Paraná como agregadora de valor às ações desenvolvidas no Estado.
Para isso, a Secretaria do Turismo pretende trabalhar com a transversalidade das ações entre os vários órgãos de governo. Com a Secretaria da Agricultura, por exemplo, vai fortalecer os eventos técnicos patrocinados pela Seab. Por meio de integração entre as secretarias, esses eventos poderão ser ampliados com a inclusão de novos atrativos para os participantes.
CAMINHADAS – Para Ortigara, é importante motivar visitas a áreas rurais e criar formas de estender a permanência de turistas no Estado. É com esse objetivo que a Secretaria da Agricultura promove o programa Caminhadas da Natureza, que está crescendo em todo o Estado com a adesão das prefeituras.
Só este ano deverão ser realizadas 54 Caminhadas da Natureza, que levam visitantes ao campo e promovem a venda de produtos típicos transformados nas propriedades rurais, dinamizando a economia local. Para o ano que vem, mais de 60 prefeituras devem aderir ao programa, informa a turismóloga da Seab Clarice Bastarz.
De acordo com o secretário Saleh, a meta é ampliar ainda mais a presença do setor agrícola no turismo paranaense. Ele disse que quer agregar a marca Paraná às ações de incentivo ao turismo no Estado, como forma de gerar emprego e de fortalecer a economia regional.
“Pretendemos trabalhar com os valores da população paranaense, suas diversas etnias, culturas, gastronomia. Enfim, traçar o DNA do turismo no Estado a partir de novos conceitos, novos produtos para dar à marca Paraná uma identificação mais sustentável”, explicou.
Ficaram definidos ainda a formação de um grupo de trabalho sobre o turismo rural e a elaboração de um termo de cooperação técnica envolvendo as duas secretarias e as empresas vinculadas Emater-PR e Ecoparaná. Será formatado um calendário de eventos rurais com apelo turístico e o processo vai incluir capacitação de instrutores e a inclusão de outros parceiros como Ipardes, Senar e Sebrae, que já participam do Fórum do Agronegócio.