A Secretaria de Turismo do Paraná passou a emitir certificados de reconhecimento das instâncias de governança regional (IGR), que reúnem representantes do governo estadual, de organizações sociais e entidades empresariais ligadas ao setor. Esses conselhos são responsáveis pela interlocução entre Estado e municípios na condução da política estadual de turismo.
O Paraná está dividido em 10 regiões turísticas e tem nove instâncias reconhecidas. O decreto do governador Beto Richa que estabelece os critérios para emissão do Certificado de Reconhecimento atende a um pedido das IGRs e é fruto de conversas entre a Secretaria, Sebrae-PR, entidades do Conselho de Turismo do PR, e sobretudo, dos representantes regionais do turismo.
“A promoção de processos participativos e descentralizadores é essencial para fortalecer a cooperação entre os envolvidos direta e indiretamente com o turismo, além de valorizar e evidenciar as características, potencialidades e arranjos institucionais de cada território”, explica o secretário estadual de Turismo, Jackson Pitombo.
INCLUSÃO – A integração de municípios em uma região turística é considerada como a melhor forma de incluir aqueles que não estão contemplados por políticas públicas. Para requerer o certificado, cada IGR tem que comprovar a realização das reuniões periódicas previstas em estatuto. Também é necessário comprovar a existência formal de pelo menos um ano e contar com um gestor ou executivo, preferencialmente um profissional graduado em Turismo. Os certificados têm validade de dois anos e podem ser renovados mediante solicitação.
Caren Santos, gerente do Projeto Turismo Regionaliza Paraná, desenvolvido pela Secretaria, afirmou que o decreto demonstra a importância das IGRs na gestão e planejamento do turismo, não só para o Sistema Estadual de Turismo, mas para o Governo do Paraná. Para ela, com o reconhecimento, as instâncias podem desempenhar melhor seu papel de coordenadoras do desenvolvimento do turismo em cada região, com a integração entre Estado e municípios nos assuntos ligados diretamente ou indiretamente ao setor.
O Paraná está dividido em 10 regiões turísticas e tem nove instâncias reconhecidas. O decreto do governador Beto Richa que estabelece os critérios para emissão do Certificado de Reconhecimento atende a um pedido das IGRs e é fruto de conversas entre a Secretaria, Sebrae-PR, entidades do Conselho de Turismo do PR, e sobretudo, dos representantes regionais do turismo.
“A promoção de processos participativos e descentralizadores é essencial para fortalecer a cooperação entre os envolvidos direta e indiretamente com o turismo, além de valorizar e evidenciar as características, potencialidades e arranjos institucionais de cada território”, explica o secretário estadual de Turismo, Jackson Pitombo.
INCLUSÃO – A integração de municípios em uma região turística é considerada como a melhor forma de incluir aqueles que não estão contemplados por políticas públicas. Para requerer o certificado, cada IGR tem que comprovar a realização das reuniões periódicas previstas em estatuto. Também é necessário comprovar a existência formal de pelo menos um ano e contar com um gestor ou executivo, preferencialmente um profissional graduado em Turismo. Os certificados têm validade de dois anos e podem ser renovados mediante solicitação.
Caren Santos, gerente do Projeto Turismo Regionaliza Paraná, desenvolvido pela Secretaria, afirmou que o decreto demonstra a importância das IGRs na gestão e planejamento do turismo, não só para o Sistema Estadual de Turismo, mas para o Governo do Paraná. Para ela, com o reconhecimento, as instâncias podem desempenhar melhor seu papel de coordenadoras do desenvolvimento do turismo em cada região, com a integração entre Estado e municípios nos assuntos ligados diretamente ou indiretamente ao setor.