Secretaria do Turismo emitirá certificado de profissionalização

Instâncias de Governança Regional do Turismo reconhecidas e certificadas passarão a ser responsáveis pela interlocução entre o Estado e os municípios na condução da política de turismo do Paraná
Publicação
17/03/2012 - 16:24
Editoria

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A Secretaria de Estado do Turismo (SETU), Sebrae Paraná e representantes das Instâncias de Governança Regional do Turismo (IGRs), promoveram um encontro para finalização da “Construção da estratégia metodológica para fortalecimento e profissionalização das IGRs”.
A coordenadora de planejamento turístico, Caren Santos, disse que o objetivo da secretaria é a qualificação da gestão do turismo regional e estadual do Paraná. “Temos a meta de profissionalizar as Instâncias de Governança Regionais de Turismo com vistas à certificação. Para isso, é importante conhecer o papel de cada um, porque cada região tem um enfoque” disse.
Os consultores Tania Zapata e Ricardo de Cerqueira, do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, conduziram o encontro. Eles divulgaram o Certificado de Reconhecimento da Instância de Governança Regional de Turismo, que será emitido pela Secretaria do Turismo. As IGR’s reconhecidas passam a ser responsáveis pela interlocução entre o Estado e os municípios na condução da Política de Turismo do Paraná.
Para requerer o certificado, cada IGR deverá comprovar a realização das reuniões previstas no estatuto ou regimento. A entidade também deve comprovar a existência formal de pelo menos um ano e ainda possuir um gestor ou executivo - preferencialmente um profissional graduado em turismo. Os certificados têm validade de dois anos e deverão ser renovados mediante solicitação de processo de renovação da certificação e comprovação documental.
A reunião contou com a presença de representantes do Conselho de Turismo do Paraná e membros da Câmara Temática de Regionalização. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Segurança Pública, no Centro Cívico.

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