O secretário estadual de Turismo do Paraná, Faisal Saleh, apresentou no fim de semana, em Foz do Iguaçu, o planejamento estratégico da pasta para o período de 2011 a 2014. A exposição do plano para o crescimento do segmento no estado aconteceu durante reunião do Conselho Municipal de Turismo.
O evento teve a participação de praticamente todos os integrantes do Comtur, órgão que reúne representantes de 26 entidades públicas e privadas do turismo de Foz do Iguaçu. O evento marcou a primeira viagem de Faisal Saleh como secretário de Turismo a Foz, onde era empresário.
Durante o encontro, promovido na sede do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes, Saleh centralizou sua exposição em três pontos: reestruturação programática, reestruturação organizacional e compromisso da nova secretaria do Turismo.
“Nossa finalidade é atender o novo jeito de governar proposto pelo governo Beto Richa, no qual busca-se a gestão por resultados efetivos, a redução e otimização de recursos, a ampliação da capacidade de realização e a implementação de uma gestão horizontal e integrada”, afirmou Saleh.
O secretário explicou que o atual orçamento da pasta é insuficiente para atender as necessidades dos 399 municípios paranaenses. Diante desse cenário, a proposta é criar bons projetos para buscar recursos em outras fontes – como o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
Outro caminho é “exportar” o modelo de gestão integrada do turismo de Foz do Iguaçu (que une o poder público e a iniciativa pública) para outras regiões. “Com planejamento e trabalho, queremos ampliar o número de municípios indutores do desenvolvimento para que eles também exerçam o papel de liderança em suas regiões”, disse.
Reivindicações - O secretário de Turismo recebeu do presidente do Comtur, Jaime Nascimento, uma lista de solicitações reunidas pelos membros do Conselho.
O documento é composto por 28 pautas, a maior parte requerendo apoio político, estrutural e divulgação turística do município. Alguns exemplos: melhorar os serviços de pesquisas e estatísticas, combater a informalidade no setor, implantar a sinalização turística, encampar a campanha Vote Cataratas, além de apoio para reforma do aeroporto, para a duplicação da BR 469, para a construção da segunda ponte Brasil-Paraguai, entre outros temas.
Nascimento reconheceu que a relação é extensa, mas acredita que com a união dos empresários da cidade, dos governos estadual e federal será possível solucionar os problemas. “Precisamos melhorar nossa infraestrutura e divulgação tendo em vista o crescimento que o turismo terá no Brasil em virtude da Copa e das Olimpíadas”, afirmou.
Também presente à reunião, o superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, colocou a usina à disposição do governo estadual. Piolla lembrou que
Itaipu tem inúmeros projetos em parceria com o governo paranaense, nas áreas de saúde, esporte e agricultura.
Secretaria de Turismo apresenta planejamento estratégico em Foz do Iguaçu
Exposição do plano para o crescimento do segmento no estado aconteceu durante reunião do Conselho Municipal de Turismo
Publicação
21/02/2011 - 09:00
21/02/2011 - 09:00
Editoria