Secretaria de Meio Ambiente amplia equipes de coleta de lixo no Litoral durante o feriadão

População pode contribuir para a limpeza das praias colocando o lixo para fora de casa entre 18h e 8h, em sacos plásticos resistentes e em altura distante do chão
Publicação
04/03/2011 - 17:00
04/03/2011
MEIO AMBIENTE 
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos ampliou as equipes de coleta de lixo e o número de caminhões que trabalharão na limpeza das praias durante o feriado de Carnaval. Seiscentas pessoas atuarão na limpeza das praias, varrição de ruas e avenidas e coleta de lixo domiciliar. Além disso, seis caminhões e três pás carregadeiras serão agregados à frota de 50 caminhões que fazem a coleta e a destinação de resíduos aos aterros sanitários e às áreas de transbordo.
O aumento no volume de lixo produzido durante os quatro dias do feriado é estimado em 20% em relação a dias normais. Para evitar acúmulo de sujeira nos balneários, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Instituto das Águas do Paraná dão algumas orientações. Os técnicos recomendam colocar o lixo para fora de casa entre as 18 horas e as 8 horas, em sacos plásticos resistentes, e em altura distante do chão, para evitar o acesso de animais e o entupimento de bueiros.
“Contamos com o apoio da população para cuidar das nossas praias. Pequenas ações, como separar o lixo orgânico do lixo reciclável e acondicionar estes resíduos em locais adequados como sacos, tambores e lixeiras, já trazem uma grande contribuição para o meio ambiente e para o bem-estar das famílias”, diz o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk.
O coordenador do Instituto das Águas na Operação Verão, Everton Souza, ressalta que o apoio da população no cuidado com a limpeza da orla é fundamental. “Todo cidadão pode contribuir para mantermos nossas praias limpas levando um saco plástico para a praia, recolhendo seus resíduos e levando para a lixeira mais próxima”, orientou.
Ele também lembrou que, nas residências, as pessoas devem ficar atentas aos horários de coleta de lixo domiciliar – feita diariamente, das 7h às 18h em todos os balneários. “Por isso pedimos que os moradores coloquem o lixo entre as 18h e 8h da manhã”, finalizou.
O presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Nunes, afirma que além do reforço de pessoal e de equipamentos, há também o uso de três estações de transbordo licenciadas pelo IAP, que estão em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. “Essas estações de transbordo são uma forma de agilizar o recolhimento para o Carnaval, pois reduzem o tempo de retorno do caminhão compactador ao setor de coleta”, explica.