O secretário José Richa Filho apresentou nesta sexta-feira (3) a empresários, dirigentes e outras lideranças a estratégia para o desenvolvimento do Estado no atual governo e fez um balanço dos primeiros cinco meses à frente da Secretaria de Infraestrutura e Logística. A apresentação aconteceu durante almoço de trabalho na sede da Associação Comercial do Paraná (ACP), em Curitiba.
José Richa Filho lembrou que o Paraná está localizado numa posição geográfica estratégica, entre a região Sul e São Paulo, sendo ainda um caminho natural para escoar a produção do Centro-Oeste e do Paraguai. Segundo ele, essa situação logística privilegiada precisa ser melhor aproveitada.
“Se as rodovias, a Ferroeste e o Porto estiverem funcionando bem, nossa economia vai crescer, com redução de custos e melhoria na qualidade de vida de nossa população”, salientou.
O secretário defendeu a melhoria e a modernização da infraestrutura já existente. “É preciso trabalhar a logística estadual dentro do conceito de multimodalidade”, disse. “O Paraná não pode mais conviver com a ausência de planejamento e integração.”
Para que isso ocorra – apontou Richa Filho –, a secretaria vem atuando para articular transversalmente os vários planos regionais existentes, e estes, por sua vez, com os planos viários da alçada federal.
“Por meio de um sistema integrado e compartilhado vamos promover o desenvolvimento do Estado, atendendo às mudanças de concentração populacional e às variações do PIB (Produto Interno Bruto) total, do PIB industrial e do PIB agrícola”, disse o secretário. Segundo Richa Filho, a nova gestão viária é fruto da análise de origens e destinos do fluxo de pessoas e de mercadorias.
O secretário ressaltou ainda que o governo do Estado deve dar prioridade ao papel de articular e de ser um indutor institucional, fazendo investimentos públicos e buscando investimentos no mercado de capitais, além de promover as Parcerias Público Privadas (PPPs) como forma de atender às demandas da sociedade.
AÇÃO INICIAL – José Richa Filho relacionou aos integrantes da ACP as principais ações na área da infraestrutura e logística durante o governo Beto Richa. Entre outras, realçou as tratativas com o governo federal para investimentos em vários modais de transporte e a busca de integração da pasta com os demais órgãos de governo estadual. Richa Filho mencionou ainda os projetos da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa do governo federal, para unir Maracaju (MS) ao Porto de Paranaguá através da Ferroeste.
O secretário destacou o início do processo de negociação com as concessionárias de rodovias para a revisão das tarifas e a retomada de obras no anel de integração, lembrando também o encaminhamento do Plano Diretor do Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros (PDTCR) do Estado do Paraná.
Os empresários da ACP também foram informados sobre a criação de um plano que disciplina o acesso de caminhões ao Porto de Paranaguá, elaborado em conjunto pela prefeitura local e governos federal e estadual, assim como sobre a autorização da Capitania dos Portos para que o Estado possa aprofundar os berços de atracação do terminal paranaense.
O secretário de Infraestrutura e Logística concluiu a apresentação comunicando que já foi dado início, com aval da nova Secretaria Nacional de Aviação Civil, aos estudos destinados a elaborar o Plano Aeroviário do Estado do Paraná.
José Richa Filho lembrou que o Paraná está localizado numa posição geográfica estratégica, entre a região Sul e São Paulo, sendo ainda um caminho natural para escoar a produção do Centro-Oeste e do Paraguai. Segundo ele, essa situação logística privilegiada precisa ser melhor aproveitada.
“Se as rodovias, a Ferroeste e o Porto estiverem funcionando bem, nossa economia vai crescer, com redução de custos e melhoria na qualidade de vida de nossa população”, salientou.
O secretário defendeu a melhoria e a modernização da infraestrutura já existente. “É preciso trabalhar a logística estadual dentro do conceito de multimodalidade”, disse. “O Paraná não pode mais conviver com a ausência de planejamento e integração.”
Para que isso ocorra – apontou Richa Filho –, a secretaria vem atuando para articular transversalmente os vários planos regionais existentes, e estes, por sua vez, com os planos viários da alçada federal.
“Por meio de um sistema integrado e compartilhado vamos promover o desenvolvimento do Estado, atendendo às mudanças de concentração populacional e às variações do PIB (Produto Interno Bruto) total, do PIB industrial e do PIB agrícola”, disse o secretário. Segundo Richa Filho, a nova gestão viária é fruto da análise de origens e destinos do fluxo de pessoas e de mercadorias.
O secretário ressaltou ainda que o governo do Estado deve dar prioridade ao papel de articular e de ser um indutor institucional, fazendo investimentos públicos e buscando investimentos no mercado de capitais, além de promover as Parcerias Público Privadas (PPPs) como forma de atender às demandas da sociedade.
AÇÃO INICIAL – José Richa Filho relacionou aos integrantes da ACP as principais ações na área da infraestrutura e logística durante o governo Beto Richa. Entre outras, realçou as tratativas com o governo federal para investimentos em vários modais de transporte e a busca de integração da pasta com os demais órgãos de governo estadual. Richa Filho mencionou ainda os projetos da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa do governo federal, para unir Maracaju (MS) ao Porto de Paranaguá através da Ferroeste.
O secretário destacou o início do processo de negociação com as concessionárias de rodovias para a revisão das tarifas e a retomada de obras no anel de integração, lembrando também o encaminhamento do Plano Diretor do Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros (PDTCR) do Estado do Paraná.
Os empresários da ACP também foram informados sobre a criação de um plano que disciplina o acesso de caminhões ao Porto de Paranaguá, elaborado em conjunto pela prefeitura local e governos federal e estadual, assim como sobre a autorização da Capitania dos Portos para que o Estado possa aprofundar os berços de atracação do terminal paranaense.
O secretário de Infraestrutura e Logística concluiu a apresentação comunicando que já foi dado início, com aval da nova Secretaria Nacional de Aviação Civil, aos estudos destinados a elaborar o Plano Aeroviário do Estado do Paraná.