Secretaria da Infraestrutura
e Logística conclui 3ª Edição
do Outubro Rosa

Foram realizadas ações educativas, informativas e de responsabilidade social em todas as unidades do estado. Objetivo foi conscientizar os servidores sobre a importância da prevenção ao câncer de mama
Publicação
26/10/2015 - 14:49

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística e suas vinculadas encerraram nesta segunda (26) a 3ª Edição do Outubro Rosa. Com o objetivo de conscientizar todos os servidores para a prevenção e tratamento do câncer de mama, a campanha promoveu palestras e ações em Curitiba e no interior. A vice-governadora Cida Borghetti a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, participaram da solenidade.
Cida Borghetti afirmou que a mobilização é fundamental para chamar a atenção para a importância da prevenção e levar as mulheres a buscarem o diagnóstico precoce. “A única maneira de salvar vidas é trabalhar a prevenção e cabe a nós, da área pública, levar informação e colocar à disposição da população postos de saúde, hospitais regionais entre outras estruturas”, disse ela.
Durante o mês de outubro a secretaria realizou ações de cunho educativo, informativo e de responsabilidade social em todas as unidades do estado. “Pelo terceiro ano a Secretaria da Infraestrutura dá exempolo de uma boa política da solidariedade, do comprometimento e do respeito. Nós conseguimos resolver qualquer tipo de problema com o atendimento precoce”, afirmou a secretária Fernanda Richa.
“É uma satisfação contribuir com este trabalho. A ajuda é fundamental para as pessoas que estão contando com esse apoio”, ressaltou o secretário José Richa Filho. Além de palestras e web-conferências, foram arrecadados produtos de higiene pessoal como sabonete, creme e escova dental, lâmina de barbear, fralda e chinelo para a montagem de um kit higiene. Os donativos coletados na sede da secretaria serão doados aos pacientes carentes em tratamento no Hospital Erasto Gaertner. No interior, os donativos serão distribuídos através de centrais e pontos de atendimento da secretaria ou instituições vinculadas à campanha.
MEDICAMENTO - A vice-governadora lembrou que o Governo do Paraná, por meio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), possui uma parceria com a empresa russa Biocad para a produção de medicamentos biológicos para o tratamento do câncer. “Nenhum estado fabrica esses remédios aqui no Brasil e o Paraná vai abastecer todo o país. Muitas famílias terão acesso a uma medicação mais barata e eficaz”, destacou.
Ela lembrou que o Governo do Estado lançou recentemente a licitação para a construção do Anexo da Mulher no Hospital do Trabalhador, em Curitiba. Estão previstos investimentos de R$ 15 milhões na ala que abrigará a maternidade, serviços de ginecologia e obstetrícia, terapia intensiva pediátrica e neonatal, terapia intensiva adulta feminina, enfermarias, leitos de internação e uma série de outros setores.
BOX
Prevenção é a maior arma no combate à doença
No domingo (25), a vice-governadora Cida Borghetti participou no do evento do Outubro Rosa - Mulher Com Vida”, organizado pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) na Boca Maldita, em Curitiba. O evento reuniu mais de 30 mil pessoas e contou com o apoio de diversos órgãos públicos e entidades assistenciais.
A vice-governadora reforçou mais uma vez a importância da conscientização e do diagnóstico precoce. "A prevenção é nossa maior arma no combate ao câncer de mama".
Cida Borghetti destacou, ainda, que o Paraná foi o primeiro estado a implantar no Brasil os centros de diagnósticos para o tratamento do câncer de mama. “Nesses centros, os exames são feitos com rapidez e precisão. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, se interessou pelo trabalho e deverá vir ao Paraná para conhecer o andamento das unidades”, informou. Com equipamentos de última geração, os centros estão em funcionamento em Londrina, Maringá e Cascavel.
Para a presidente da Humsol, Tania Gomes, o poder público e as entidades precisam participar lado a lado deste trabalho. “Cada um tem uma atribuição nesta campanha e o poder público tem a condição de nos oferecer uma grande estrutura.”
SERVIÇOS- As secretarias estaduais da Saúde e do Trabalho e Desenvolvimento Social ofereceram testes rápidos e orientações de saúde, além do “Mutirão de Empregos”, coordenado pelo Sine - Sistema Público de Empregos. Foram ofertadas vagas em vários setores da indústria, comércio e serviços.
“Esse projeto, que começou com a vice-governadora, na época deputada, se espalhou e virou lei. Temos que valorizar”, disse o presidente da UGT, Paulo Rossi.
Para concorrer aos prêmios oferecidos pela organização do evento, os participantes doaram 1 kg de alimento não perecível nas tendas do Provopar instaladas na praça. A presidente do Provopar Estadual, Carlise Kwiatkowski, explicou que os alimentos serão levados a todos os municípios afetados pelas fortes chuvas.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS