Secretaria da Família recebe certificado de transparência da CGE

Reconhecimento da Controladoria Geral do Estado pelo sistema de informação, que permite acompanhar todos os investimentos da Secretaria, por município, é inédito entre secretarias estaduais.
02/03/2018 - 14:30

A Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social recebeu o primeiro certificado de transparência na gestão pública conferido a uma secretaria estadual pela Controladoria Geral do Estado (CGE). A entrega do certificado ocorreu nesta quinta-feira (3), na sede do Palácio das Araucárias, e teve a presença de diretores da CGE e representantes da Secretaria da Família.

De acordo com a diretora-geral da Secretaria, Letícia Raymundo, o certificado é o reconhecimento do bom trabalho desempenhado por toda a equipe. Com o lançamento de um novo sistema de informações, desde o ano passado é possível acompanhar com detalhes os repasses financeiros e os locais onde estão instaladas todas as unidades socioassistenciais. O tipo de investimento em cada município está disponível no site oficial.

CONTROLE - “Quando se unifica todas essas informações, a base de dados se torna ferramenta de gestão. É nosso papel fazer esse acompanhamento e só vemos o resultado se controlarmos o que está sendo atendido”, afirma a diretora-geral.

A certificação também estimula as demais secretarias estaduais a desenvolverem ferramentas semelhantes e divulgarem as ações realizadas, em parceria com as gestões municipais.

De acordo com o coordenador de transparência e controle social da CGE, Matheus Klaus Portes Gruber, a avaliação foi feita com base na Lei de Acesso à Informação e no Decreto Estadual que regulamenta a lei federal.

“Com base nisso, como é competência da Controladoria estabelecer diretrizes, principalmente para o Estado, e fazer algumas recomendações para a equipe de transparência, fizemos recomendações para o portal, que foram prontamente seguidas pela Secretaria da Família”, disse o coordenador.

SITE – O site da Secretaria da Família passou por uma grande reformulação que incluiu a reorganização de todo o conteúdo dos seus programas e serviços.

Para dar mais visibilidade para os diversos eixos de atuação da secretaria, foi criado um menu superior com quatro novas categorias/abas: Assistência Social, Família Paranaense, Garantia de Direitos e Conselhos. Também foram elaborados dois novos subsites dos conselhos estaduais dos direitos da Mulher (CEDM) e da Pessoa com Deficiência (Coede).

Já o novo sistema de informação possui dados sobre os 22 escritórios regionais da pasta e seus municípios de abrangência, além de dados sobre investimentos financeiros.

O principal objetivo é tornar o site mais simples e acessível a todos. Esse trabalho trouxe resultados positivos. Somente em 2017, o site recebeu 354 mil acessos, o que representa um crescimento de 32% em comparação a 2016.