Empresários do setor de informática participaram nesta terça-feira (11/10) de um seminário sobre Tecnologia da Informação na Copa 2014, que debateu as oportunidades para o setor durante o mundial. O evento foi realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), sob a coordenação de Emerson Ceschin e José Gava Neto, e contou com a presença de Rosana Cristóvão de Melo, do Sebrae de Brasília e de Sérgio Yamada, presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação.
Na abertura do encontro o secretário estadual para Assuntos da Copa 2014, Mario Celso Cunha, apresentou um relatório com uma série de oportunidades para o setor. “O Paraná é o segundo colocado no Índice Brasil das cidades digitais, com uma rede de internet conectada de alta capacidade, garantindo alta qualidade para as redes nacionais e internacionais”, ressaltou Mario Celso.
“Nosso objetivo é preparar os empresários para aproveitar o máximo as chances de negócios que um mega evento como a Copa apresenta. Tecnologia de Informática também ganha jogo”, disse José Gava Neto.
Também falou no evento o diretor da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Sandro Setim, que destacou os projetos de Mobilidade Urbana. Segundo ele todos os nove projetos, cinco deles compartilhados com a Prefeitura de Curitiba, estão aprovados e dentro dos prazos fixados pelos ministérios. Setim também apresentou detalhes sobre o Sistema Integrado de Monitoramento (SIM).
Durante um talk show diversas perguntas foram feitas pela platéia, e um dos assuntos dominantes foi sobre as Zonas de Restrição Comercial, assunto que será debatido com técnicos da FIFA no próximo dia 31 de outubro em Curitiba. “Podemos adiantar que no perímetro interno (estádio) a única publicidade será de parceiros da FIFA e CBF”, explicou o secretário Mario Celso.
No perímetro externo, num raio de dois quilômetros, não poderá ocorrer marketing de emboscada, que é o proveito de forma indevida. Inclusive a FIFA vai fiscalizar o espaço aéreo, com proibições de propagandas em balões. O secretario ainda informou que os empresários da região podem ficar tranqüilos porque não haverá fechamento do comércio, mas sim uma fiscalização para evitar o uso indevido de propaganda vinculada à Copa do Mundo.
Também falaram no Seminário do Sebrae Jugen Richter, sobre Copa Verde; Ernane Valverde, sobre Desafios Tecnológicos; Anderson Figueiredo, sobre Oportunidades em TI; e Dagoberto Hajar, sobre Tecnologia Internacional.
Na abertura do encontro o secretário estadual para Assuntos da Copa 2014, Mario Celso Cunha, apresentou um relatório com uma série de oportunidades para o setor. “O Paraná é o segundo colocado no Índice Brasil das cidades digitais, com uma rede de internet conectada de alta capacidade, garantindo alta qualidade para as redes nacionais e internacionais”, ressaltou Mario Celso.
“Nosso objetivo é preparar os empresários para aproveitar o máximo as chances de negócios que um mega evento como a Copa apresenta. Tecnologia de Informática também ganha jogo”, disse José Gava Neto.
Também falou no evento o diretor da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Sandro Setim, que destacou os projetos de Mobilidade Urbana. Segundo ele todos os nove projetos, cinco deles compartilhados com a Prefeitura de Curitiba, estão aprovados e dentro dos prazos fixados pelos ministérios. Setim também apresentou detalhes sobre o Sistema Integrado de Monitoramento (SIM).
Durante um talk show diversas perguntas foram feitas pela platéia, e um dos assuntos dominantes foi sobre as Zonas de Restrição Comercial, assunto que será debatido com técnicos da FIFA no próximo dia 31 de outubro em Curitiba. “Podemos adiantar que no perímetro interno (estádio) a única publicidade será de parceiros da FIFA e CBF”, explicou o secretário Mario Celso.
No perímetro externo, num raio de dois quilômetros, não poderá ocorrer marketing de emboscada, que é o proveito de forma indevida. Inclusive a FIFA vai fiscalizar o espaço aéreo, com proibições de propagandas em balões. O secretario ainda informou que os empresários da região podem ficar tranqüilos porque não haverá fechamento do comércio, mas sim uma fiscalização para evitar o uso indevido de propaganda vinculada à Copa do Mundo.
Também falaram no Seminário do Sebrae Jugen Richter, sobre Copa Verde; Ernane Valverde, sobre Desafios Tecnológicos; Anderson Figueiredo, sobre Oportunidades em TI; e Dagoberto Hajar, sobre Tecnologia Internacional.