Saúde reforça estrutura de atendimento no Litoral durante o Carnaval

A Secretaria estadual da Saúde reforçou a estrutura de atendimento nos sete municípios do Litoral durante a temporada de verão
Publicação
08/02/2013 - 18:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria estadual da Saúde reforçou a estrutura de atendimento nos sete municípios do Litoral durante a temporada de verão. São mais de 2 mil plantões médicos, 900 de enfermagem e 2 mil de técnicos e auxiliares de enfermagem nas unidades de pronto-atendimento nos 60 dias em que há aumento significativo da população na região. Também foram destinados equipamentos, medicamentos e outros insumos de saúde.
Sete ambulâncias de remoção e uma UTI móvel reforçam o transporte de pacientes no litoral, que também é feito por cinco ambulâncias do SAMU, pela estrutura do Siate, por duas lanchas e pelo helicóptero com plantão médico permanente. “Toda esta estrutura é movimentada, quando necessário, pela central de regulação, que pode ser acionada pelos números 192 ou 193”, explicou o diretor de políticas de Urgência e Emergência, Vinícius Filipak. No período de carnaval serão pelo menos dois médicos em cada unidade de atendimento (lista abaixo).
O Centro de Recuperação de Afogados, instalado no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, também recebeu reforço para o carnaval. A unidade é especializada em atender acidentes aquáticos, como afogamentos, acidentes com águas-vivas, caravelas e outros animais marinhos.
TESTES RÁPIDOS – No Carnaval, a Secretaria da Saúde e os municípios intensificarão o trabalho de orientação e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST). Serão distribuídos aproximadamente 800 mil preservativos. Na Operação Verão, a Secretaria da Saúde montou três tendas de orientação sobre HIV, sífilis e outras DSTs ao longo da orla paranaense. Equipes de saúde informam os veranistas e os encaminham para a realização do teste rápido de diagnóstico do HIV e da sífilis.
Os testes estão disponíveis em unidades de saúde próximas às praias dos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Para realizar o exame é preciso de apenas uma gota de sangue retirada do dedo da pessoa. O resultado sai em 30 minutos e, caso dê positivo, o paciente é encaminhado imediatamente para o tratamento. Antes e após o teste, a equipe de saúde também faz um breve aconselhamento sobre as medidas preventivas das Dsts.
Veja quais os endereços das unidades de atendimento à saúde no Litoral:
Antonina - Hospital Sylvio Bitencourt de Linhares – Av. Conde Matarazzo,
nº867
Guaraqueçaba - Hospital Regional de Guaraqueçaba – Avenida Ararapira,s/n
Guaratuba - Hospital Municipal de Guaratuba – Rua Capitão João Pedro, nº 188/ - Pronto-Atendimento Municipal de Guaratuba - Rua João Meneleu
de Almeida Torres, s/n – esquina com Guilherme Pequeno
Matinhos - Hospital Nossa Senhora dos Navegantes – Referência – Centro de
Recuperação de Afogados – Avenida Paraná, 828 – Matinhos – PR
Morretes - Hospital de Morretes – Rua Santos Dumont, nº 91
Paranaguá - Hospital Regional do Litoral – Rua Presidente Getulio Vargas,
nº222 – Palmital
Ilha do Mel - Posto de Saúde de Nova Brasília – Posto de Saúde da
Encantadas
Pontal do Paraná - Pronto-Atendimento de Pontal do Paraná 24h (Praia de Leste)

GALERIA DE IMAGENS