Saúde promove ação sobre Dia
de Luta contra Câncer de Mama

As atividades acontecem nesta terça-feira (27) em Curitiba, na Boca Maldita, das 9 às 16 horas. Quem passar pelo local poderá receber orientações sobre essas doenças, além de participar de atividades educativas e recreativas.
Publicação
26/11/2018 - 15:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Equipes da Secretaria de Estado da Saúde e Hospital Erasto Gaertner promovem nesta terça-feira (27) uma ação alusiva ao Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama e 30ª Campanha de Prevenção de Câncer Bucal. As atividades acontecem na Boca Maldita, das 9 às 16 horas. Quem passar pelo local poderá receber orientações sobre essas doenças, além de participar de atividades educativas e recreativas.

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, diz que a informação correta é importante para orientar sobre o câncer de mama, segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Ele lembra que o Paraná foi o primeiro Estado brasileiro a adotar a data de 27 de novembro como dia de referência para alertar sobre a luta contra a doença a partir da Lei Estadual 14.854, de autoria da então deputada estadual Cida Borghetti, sancionada em 2005.

“No Paraná, a saúde das nossas mulheres é prioridade. Por isso não nos cansamos de enfatizar a necessidade de mobilização contra o câncer de mama. Fomos pioneiros em instituir o 27 de novembro como dia nacional de luta contra a doença, hoje lembrado nacionalmente. Queremos sensibilizar toda a população, levando informação e motivando nossas mulheres a cuidarem mais de si mesmas”, disse o secretário Nardi.

SENSIBILIZAÇÃO – O objetivo é mobilizar o poder público, iniciativa privada e entidades civis a promoverem ações de esclarecimento, orientação e incentivo visando a redução dos índices de mortalidade em razão do câncer de mama, que responde por cerca de 28% dos casos novos de câncer a cada ano.

Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a previsão é que sejam registrados 59.700 novos casos da doença no Brasil, sendo 3.700 deles no Paraná. Quando diagnosticada precocemente, ainda em suas fases iniciais, a doença tem índice de cura de mais de 90%.

Entre as formas de diagnóstico, a mamografia é uma das mais usadas. Na rede pública de saúde do Estado há 161 mamógrafos distribuídos em todas as 22 Regionais de Saúde. Apenas nos primeiros seis meses deste ano mais de 170 mil exames foram realizados.

“É importante que as mulheres, além de manterem hábitos de vida saudáveis, tenham uma rotina de autocuidado com a saúde, fazendo seus exames preventivos de acordo com a orientação de seu médico. Assim, podemos aumentar cada vez mais os índices de diagnóstico precoce e de cura”, ressalta Nardi.

BOCA – O outro alvo da mobilização na Boca Maldita é o câncer de boca, que apenas em 2018 deve registrar mais de 14 mil casos no país, a maioria entre homens. A doença pode se manifestar em qualquer parte da cavidade oral, incluindo lábios, gengivas e língua. Entre os fatores de risco mais conhecidos para o aparecimento da doença estão o tabaco e o consumo excessivo de álcool. Nos estágios iniciais, a doença pode ser assintomática, o que pode atrasar o diagnóstico e comprometer o tratamento.

SERVIÇO: Mobilização de prevenção ao câncer de mama.

Data: 27 (terça-feira).

Horário: 9 às 16 horas.

Local: Boca Maldita - Avenida Luiz Xavier, s/n, Curitiba – PR.