Saúde premia 11 unidades
de saúde da região de Irati

Elas foram avaliadas em 105 itens, que vão desde itens básicos da estrutura física, como a identificação dos espaços dentro das unidades, os processos de trabalho, até o atendimento recebido pela população.
Publicação
13/12/2017 - 09:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Unidades básicas de saúde da regional de Irati (Sul do Paraná) receberam nesta terça-feira (12) Selos de Qualidade na Atenção Primária em Saúde. Ao total, 11 unidades atingiram os requisitos necessários e receberam o selo bronze, concedido pela Secretaria de Estado da Saúde. A entrega foi feita pelo secretário Michele Caputo Neto, aos municípios de Fernandes Pinheiro, Imbituva, Inácio Martins, Mallet e Rebouças.

“Saúde não é só investimento e formação, mas também é compromisso e coração, porque trabalhamos com a dor das pessoas. A verdadeira transformação para oferecer o atendimento da maneira que as pessoas merecem ocorre quando organizamos a base do sistema”, disse Caputo Neto.

Os Selos fazem parte do Programa de Apoio e Qualificação da Atenção Primária do Paraná (Apsus), iniciativa do Governo do Estado que visa capacitar profissionais, equipar unidades e melhorar os serviços oferecidos aos paranaenses que buscam por atendimento nos municípios.

Para receber o selo bronze, os municípios são avaliados em 105 itens, que vão desde itens básicos da estrutura física, como a identificação dos espaços dentro das unidades, os processos de trabalho, até o atendimento recebido pela população. As unidades que receberam o selo vinham se preparando há mais de um ano. Em, 2017, nove municípios da regional de Irati aderiram ao programa de qualificação e 27 unidades estão em processo de tutoria.

TUTORIA – O processo de tutoria é a segunda etapa, da vertente de educação permanente do Apsus. Implementado em 2014, o projeto já beneficia 902 unidades básicas em 312 municípios.

A tutoria consiste em uma metodologia instituída pela Secretaria da Saúde para fortalecer e qualificar o atendimento nos municípios. Segundo o superintendente de atenção à saúde, Juliano Gevaerd, essa é uma maneira de o Estado apoiar as unidades na prática, no dia a dia das ações de saúde.

“O Governo do Paraná está promovendo um resgate do trabalho da atenção primária, cada vez mais qualificando a atuação dos profissionais e melhorando a satisfação da população em relação ao atendimento que é oferecido pelas unidades básicas de saúde”, destacou o superintendente.

IMPACTO – O impacto gerado pelo processo de tutoria e a conquista dos selos aumenta a capacidade dos municípios oferecerem serviços com maior qualidade na base do sistema, o mais perto de onde as pessoas vivem.

Para a diretora da 4ª RS, Jussara Klubinski, a iniciativa ajuda os profissionais a estratificarem melhor os riscos e faz com que possam entender muito melhor os pacientes que cada município têm.

“Conseguir se qualificar para receber o selo é difícil, mas é extremamente gratificante. A população dos municípios que conseguiram este feito só tem a ganhar”, destacou Jussara.

Quem está do outro lado, lidando diretamente com o paciente, também vê os resultados. A cirurgiã dentista da prefeitura de Fernandes Pinheiro, Rosane Gulham afirma que os esforços para conquistar o Selo deixaram os serviços oferecidos muito melhores.

“Como o próprio nome diz, é um selo de qualidade. E para obtermos, tivemos que melhorar muito o trabalho. Para isso precisamos unir toda a atenção básica. Colocar tudo em prática é trabalhoso, mas sabemos que estamos agindo em prol da população”, disse Rosane.

GALERIA DE IMAGENS