Saúde lança diretrizes
para segurança do paciente

19/12/2018 - 16:00
Editoria

A Secretaria de Estado da Saúde lançou nesta terça-feira (18), em Curitiba, documento que especifica as diretrizes de segurança do paciente a serem adotadas em todo o Paraná. A ideia é definir, implementar e avaliar medidas estratégicas voltadas à qualificação do cuidado em saúde no Estado. O documento foi assinado pelo secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, durante solenidade no auditório da Secretaria da Saúde.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que todos os anos milhares de pessoas sofrem danos desnecessários causados por serviços de saúde inseguros. Para combater esse problema, a OMS e outras agências de saúde têm estimulado gestores e governos a adotarem medidas para a segurança do paciente. Atualmente, estima-se que os danos sejam a 14ª maior causa de morbidade e mortalidade em todo o mundo.

Segundo o secretário Nardi, desde 2004 a OMS implantou a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente para despertar a consciência dos profissionais envolvidos no atendimento em saúde, e o comprometimento dos gestores na consolidação de políticas públicas na área de segurança dos pacientes.

“No Paraná, esse compromisso com o atendimento qualificado a quem procura os serviços de saúde é uma constante. Tanto que lançamos as nossas diretrizes, que vão nortear as ações na área de segurança do paciente em todo o Estado entre os anos de 2019 e 2023”, disse.

ENTIDADES - A superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini, disse que a participação de todas as entidades ligadas à saúde foi fundamental para a realização do trabalho. O comitê, com a colaboração de diversos setores da Secretaria foi responsável pela elaboração de um planejamento estratégico que serviu para delinear as diretrizes estaduais de segurança do paciente.

Cordellini acrescenta que a segurança do paciente pode ser entendida como a busca pela redução ao mínimo do risco de dano desnecessário associado ao cuidado em saúde. No Brasil, o Ministério da Saúde define seis protocolos básicos de segurança do paciente que têm como objetivo evitar as ocorrências adversas durante os atendimentos aos pacientes. Cada um deles versa sobre um tema diferente: identificação do paciente, prevenção de quedas, segurança no uso de medicamentos, prática da higiene de lavar as mãos, cirurgia segura e prevenção de úlceras e lesões na pele devido a longa permanência hospitalar.

“Essas diretrizes são resultado do trabalho de uma grande equipe, que, juntamente com diversas entidades da área de saúde, se propôs a fazer esse plano que vai padronizar e orientar profissionais e gestores em relação aos cuidados com a segurança dos pacientes”, afirma.

PARTICIPAÇÃO – O documento com as diretrizes é resultado direto do trabalho desenvolvido pelo Comitê Estadual de Segurança do Paciente, que desde 2016 reúne, além da Secretaria de Estado da Saúde, representantes do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde, Conselho Estadual de Saúde, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Universidade Federal do Paraná, Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná, Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná, Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Enfermagem, Conselho Regional de Farmácia, Conselho Regional de Odontologia, e Associação Paranaense de Controle de Infecção Hospitalar.