A Secretaria de Estado da Saúde iniciou nesta quarta (15) o programa de capacitação dos profissionais de enfermagem selecionados para atuar como docentes do 1º curso técnico em enfermagem, disponibilizado gratuitamente aos agentes comunitários de saúde e de endemias que atuam no Paraná. A aula aconteceu na sede da Escola de Saúde Pública do Paraná e reuniu cerca de 60 enfermeiros.
O secretário da Saúde, Antonio Carlos Nardi, explica que a capacitação pedagógica dos profissionais é necessária para prepará-los para a atuação em sala de aula. Eles também serão acompanhados durante todo o período de atuação pela Escola de Saúde Pública, responsável pela avaliação dos serviços prestados pelos docentes. “Tudo foi pensado para garantir a qualidade das aulas e o bom preparo dos futuros técnicos de enfermagem”, ressalta Nardi.
CURSO – Os enfermeiros capacitados nesta semana atuarão no primeiro módulo do Curso Técnico em Enfermagem, oferecido pelo Estado aos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. Inicialmente, serão capacitados 1000 agentes, com turmas em 25 municípios paranaenses. As aulas começam na próxima segunda-feira (20).
GRANDE PROCURA - O secretário Nardi ressalta que a ideia é oferecer às equipes mais uma opção de qualificação dentro da sua área de trabalho. “A excelência no atendimento à saúde passa pela formação. Um profissional capacitado e atualizado consegue atender a população com mais resolutividade e qualidade”, diz o secretário.
Ele explica que como a procura pelo curso foi grande, o número de turmas será ampliado para atender todos os 2.189 agentes comunitários e de endemias que completaram o processo de inscrição. “Estamos atendendo a demanda dos nossos profissionais de saúde que querem se capacitar. Nosso Estado reconhece e valoriza esse desejo e, sempre que possível, trabalhará para que ele se concretize”, destaca o secretário.
AULAS – No total, serão 1.800 horas de aula, divididas em três módulos. Nos dois primeiros, o agente recebe formação e qualificação como auxiliar de enfermagem e no terceiro módulo a formação profissional como técnico. O aluno só terá direito à certificação como técnico em enfermagem se for aprovado nos três módulos que compõem o curso.
Entre as disciplinas que serão ministradas estão saúde coletiva; enfermagem em saúde mental; relações humanas, ética e bioética; enfermagem cirúrgica; saúde do idoso; urgência e emergência; cuidados a pacientes em estado grave; saúde da mulher e educação em saúde.