Sanepar vistoria ligações de esgoto de Carambeí

Todos os imóveis deverão ser visitados para confirmar se lançamentos estão regularizados
Publicação
29/09/2011 - 14:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Sanepar está realizando em Carambeí, a 135 quilômetros de Curitiba, o Programa “Viva a natureza: se ligue na rede!”, que busca regularizar as ligações de esgoto. Agentes da empresa vão vistoriar todas as 4.484 ligações de esgoto existentes na cidade, para identificar problemas como o lançamento do esgoto nas galerias de águas pluviais ou o despejo de água da chuva na rede coletora de esgoto.
Os trabalhos iniciaram no bairro Boqueirão e se estenderão por todos os bairros que têm o serviço de coleta, remoção e tratamento do esgoto. Em Carambeí, são 30.933 metros de rede coletora, com duas estações de tratamento de esgoto. O serviço está sendo realizado em parceria com a prefeitura municipal, vigilância sanitária e corpo de bombeiros e vão até junho de 2012.
Para realizar a vistoria, os agentes injetam fumaça nos poços de visita, que percorre as redes coletoras e os ramais internos, permitindo identificar possíveis vazamentos e ou irregularidades no sistema coletor de esgoto. “Se houver retorno da fumaça injetada na rede para o interior dos imóveis, as instalações hidráulicas estão incorretas”, explica o coordenador da Sanepar, Jurandir da Silva Santos.
Outro método para fazer a vistoria é colocar corante em pias, tanques, vasos sanitários e ralos, com a finalidade de verificar para onde estão direcionadas as águas resultantes da limpeza e higiene. A fumaça e o corante não são tóxicos nem comprometem a saúde dos moradores, mas as ligações irregulares poluem o solo e as águas, e podem causar refluxo e entupimento nas tubulações, proliferação de insetos e doenças.
Quando é constatada alguma irregularidade na rede coletora, a Sanepar de imediato executa os serviços. No caso de ser um problema na rede interna, o morador recebe uma notificação e tem prazo de até 60 dias para consertar sua ligação. “Os técnicos retornam ao imóvel no final do prazo para verificar se o conserto foi executado. Em caso negativo, a Vigilância Sanitária poderá aplicar multas porque a ligação precisa atender às exigências do código sanitário vigente”, explica Jurandir.
Entre os benefícios que o programa traz estão a redução de refluxo de esgoto nas residências; a diminuição de gastos com a desobstrução de redes de esgoto e o desaparecimento de mau cheiro nas galerias de águas de chuva, conhecidas como bocas de lobo. “Com o programa, há o aproveitamento adequado de toda estrutura de saneamento básico implantada, além da melhoria das condições ambientais na cidade”, explica o gerente da Sanepar, Juarez Wollz.
Para realizar a vistoria, os técnicos precisam entrar nos imóveis. Por isso, a Sanepar enviou uma carta aos clientes informando sobre a ação e os agentes que trabalham uniformizados. Em caso de dúvida, o cliente pode entrar em contato com a empresa pelo telefone (42) 3231-1236.
Na mesma região, o “Viva a natureza: se ligue na rede!” também está em andamento nas cidades de Castro e Telêmaco Borba.

GALERIA DE IMAGENS