Sanepar se reúne com prefeitos da Região Oeste

Catanduvas e Guaíra estão com os prazos de concessão para serviços de saneamento prestes a vencer
Publicação
28/03/2011 - 16:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os prefeitos de Catanduvas e de Guaíra se reuniram com os representantes da Sanepar da região Oeste para discutir a prorrogação dos contratos de concessão e conhecer as mudanças implementadas recentemente na empresa.
O gerente-geral da Sanepar para as regiões Oeste e Sudoeste, Renato Mayer Bueno, afirmou que a nova estrutura da empresa vai agilizar as decisões regionais; facilitar a comunicação entre a empresa, seus empregados e os municípios; e criar as condições para respostas mais rápidas.
O prefeito de Catanduvas, Aldoir Bernardi, apresentou a necessidade de prorrogar o prazo de validade do contrato de concessão dos serviços de saneamento básico, até o final do ano. Neste período, o município pretende elaborar e aprovar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Os esclarecimentos foram feitos junto com a gerente da Unidade Regional de Cascavel (Urca), Marisa Rohde, e com o secretário de Planejamento e Finanças, Oladir Ribeiro da Silva.
GUAÍRA – Da reunião em Guaíra participaram o prefeito Manoel Kuba; o procurador jurídico, Marcos Aurélio Comunello; e o engenheiro responsável pela Comissão de Despesas, Franz Jambersi. Da Sanepar estavam presentes, além do gerente Renato Mayer Bueno, os gerentes da Unidade Regional de Toledo, Fábio Leal Oliveira, e da Unidade de Projetos e Obras Sudoeste, Mário Kiyoshi Hanaoka.
O contrato de concessão de Guaíra vence quinta-feira (31) e, a exemplo de Catanduvas, será necessário ampliar a vigência do contrato para que não haja interrupção nas obras. O sistema de abastecimento da cidade precisa ser ampliado para evitar falta de água nas regiões do Parque São Domingos e Parque Anhembi, que estão no limite da capacidade produtiva. A Empresa terá de interligar um novo poço, já perfurado e que tem capacidade para produzir 130 mil litros por hora. A nova fonte de captação representa um aumento de 40% na produção de água.
A Sanepar precisa, ainda, instalar duas elevatórias de esgoto para atender o Jardim Santa Paula e o Jardim Guaíra. O gerente Mário Hanaoka explicou que, para essa obra, a Sanepar está elaborando o projeto estrutural para implantação dessas unidades.
Para atender a legislação, os municípios cujas concessões dos serviços de saneamento básico tenham vencido a partir de 2005 precisam elaborar o seu Plano Municipal de Saneamento Básico e, por meio dele, definir metas e projetar os investimentos em abastecimento público, esgoto sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos.

GALERIA DE IMAGENS