A Sanepar se prepara para a temporada de verão com ações ao longo de todo o ano. “O objetivo é aumentar a segurança no abastecimento de água a fim de garantir uma temporada confortável e tranquila, tanto para veranistas como moradores da região”, diz o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche.
Entre os principais preparativos para garantir o abastecimento de água estão as substituições de trechos de tubulações de grande porte em pontos críticos utilizando-se materiais de maior resistência o que reduz a probabilidade de rompimentos.
Também foi feita a instalação de geradores de energia em todas as unidades de grande porte, para que a empresa possa continuar a produzir e distribuir água mesmo em situação de blackout de energia. A ocorrência de quedas de energia nas unidades de produção e de distribuição de água é o maior fator de risco para o abastecimento.
Outras ações são a execução de dragagens nos rios melhorando as condições de captação de água; a revisão de sistemas elétricos e mecânicos (bombas e motores); reforma e reparos em estações de tratamento de água; substituições de redes de baixo diâmetro para as de maior capacidade, aumentando a disponibilidade de água.
Estas ações conjuntas melhoram as condições de produção e afere segurança na distribuição, ou em caso de eventos não previstos melhoram sensivelmente o tempo de resposta. A essas ações se soma o uso responsável da água por parte da população, evitando desperdícios, reutilizando água de chuva, evitando-se lavar calçadas.
Além disso, há uma maior disponibilidade de caminhões pipas, que poderão atender agora de maneira mais rápida e eficaz em casos de urgência, serão dois caminhões em cada cidade balneário que poderão ser deslocados em caso de necessidade.
MAIOR INVESTIMENTO – A Sanepar realiza o maior programa de saneamento do Litoral. São R$ 250 milhões. Iniciado em janeiro de 2016, o programa empreendimento está ampliando o atendimento com coleta e tratamento de esgoto nos municípios da região, garantindo mais qualidade de vida à população e balneabilidade às praias.
O investimento contempla a construção de 29 estações elevatórias de esgoto, 500 mil metros de rede coletora e 25 mil novas ligações de esgoto. As obras devem ser concluídas no primeiro semestre de 2018.
A primeira etapa foi entregue em janeiro de 2017, com 6.000 mil novas ligações. Em setembro (dia 7) foi entregue a segunda etapa das obras de ampliação da rede de coleta e tratamento do esgoto em Matinhos e Pontal do Paraná. Nesta etapa foram mais de 7,5 mil novas ligações.