A Sanepar iniciou no sábado (3) as obras de revitalização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Iguaçu, em Curitiba, em atividade há mais de 42 anos. O objetivo das obras é aumentar a vida útil da estrutura, para garantir o abastecimento com a qualidade e quantidade necessárias. Para isso, estão previstos cerca de R$ 2 milhões de investimentos. A ETA Iguaçu é responsável pelo abastecimento de 1,1 milhão de habitantes – 40% da população de Curitiba e Região Metropolitana.
O planejamento para a realização das obras de revitalização da estação foi feito de forma minuciosa, para minimizar o impacto para a população. A cada 15 dias, ao longo do próximo ano, sempre nos finais de semana, será feita uma etapa do trabalho. “Parece muito, mas temos um tempo limitadíssimo para realizar os reparos”, explica a gerente de produção de água da Sanepar, Rita de Cássia Gorny Becher.
No sábado, a interrupção afetou temporariamente o abastecimento de 33 bairros de Curitiba, Piraquara e São José dos Pinhais. Nesta etapa, foram realizados os serviços de impermeabilização do canal de água bruta.
Nos próximos 12 meses, será recuperada a estrutura de concreto armado do canal de água filtrada, a estrutura da câmara de reservação, implementado o processo de reaproveitamento de água de lavagem de filtros, reformadas as tubulações de recalque, substituídas as válvulas da principal unidade de bombeamento e reformados os filtros e decantadores, entre outras ações.
HISTÓRIA – A história da ETA Iguaçu começou em 1926, com os primeiros estudos de aproveitamento do Rio Iguaçu para abastecimento de água. Instalada em Curitiba, às margens da BR 277 (na saída para as praias), foi inaugurada em 26 de março de 1969 pelo então presidente Artur da Costa e Silva.
Inicialmente, a ETA tinha capacidade para tratar 1 mil litros de água por segundo. Depois das obras de ampliação, chegou a 3,3 mil litros de água por segundo. As estimativas técnicas eram de que o sistema poderia atender a demanda até o ano 2000. Não chegou a tanto, pois o crescimento da população curitibana superou as expectativas. Outras unidades de tratamento foram construídas, mas a do Iguaçu continua muito importante para o sistema.
Durante a execução das obras de revitalização da ETA Iguaçu, a população poderá obter informações específicas sobre sua condição de abastecimento por meio do telefone 115 – sempre com o número da matrícula (que está na conta de água) em mãos.
O planejamento para a realização das obras de revitalização da estação foi feito de forma minuciosa, para minimizar o impacto para a população. A cada 15 dias, ao longo do próximo ano, sempre nos finais de semana, será feita uma etapa do trabalho. “Parece muito, mas temos um tempo limitadíssimo para realizar os reparos”, explica a gerente de produção de água da Sanepar, Rita de Cássia Gorny Becher.
No sábado, a interrupção afetou temporariamente o abastecimento de 33 bairros de Curitiba, Piraquara e São José dos Pinhais. Nesta etapa, foram realizados os serviços de impermeabilização do canal de água bruta.
Nos próximos 12 meses, será recuperada a estrutura de concreto armado do canal de água filtrada, a estrutura da câmara de reservação, implementado o processo de reaproveitamento de água de lavagem de filtros, reformadas as tubulações de recalque, substituídas as válvulas da principal unidade de bombeamento e reformados os filtros e decantadores, entre outras ações.
HISTÓRIA – A história da ETA Iguaçu começou em 1926, com os primeiros estudos de aproveitamento do Rio Iguaçu para abastecimento de água. Instalada em Curitiba, às margens da BR 277 (na saída para as praias), foi inaugurada em 26 de março de 1969 pelo então presidente Artur da Costa e Silva.
Inicialmente, a ETA tinha capacidade para tratar 1 mil litros de água por segundo. Depois das obras de ampliação, chegou a 3,3 mil litros de água por segundo. As estimativas técnicas eram de que o sistema poderia atender a demanda até o ano 2000. Não chegou a tanto, pois o crescimento da população curitibana superou as expectativas. Outras unidades de tratamento foram construídas, mas a do Iguaçu continua muito importante para o sistema.
Durante a execução das obras de revitalização da ETA Iguaçu, a população poderá obter informações específicas sobre sua condição de abastecimento por meio do telefone 115 – sempre com o número da matrícula (que está na conta de água) em mãos.