A Sanepar orienta as pessoas que pretendem passar as festas de fim de ano no Litoral do Paraná para que evitem desperdiçar água tratada no período de maior concentração de turistas, que vai do dia 31 de dezembro a janeiro de 2014. Para o feriado do Ano Novo estão previstas temperaturas mais altas. O calor estimula os veranistas a ter atitudes que levam ao desperdício como a lavagem de calçada e de carro, banhos demorados, entre outras.
“A Sanepar está preparada para fornecer água tratada a todos os seus clientes, com qualidade e na quantidade necessária. Eventual defasagem entre o volume produzido e o que está sendo consumido se deve ao uso sem critérios”, explica o gerente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) no Litoral, Romilson Gonçalves. “Nos preparamos durante o ano todo para receber bem os veranistas e nossa capacidade de produção está apta a atender a demanda. No entanto, não há como construir um sistema que atenda a todos ao mesmo tempo quando não se pode prever quanta água será utilizada e quanto será desperdiçada. É impossível prever o desperdício. O funcionamento adequado do sistema de produção e distribuição de água também depende do comportamento dos clientes”, diz ele.
Segundo Romilson, o ideal é consumir a água tratada apenas para o que é essencial, como o preparo de alimentos e higiene. “A água distribuída pela Sanepar passa por processo de tratamento para se tornar própria para o consumo humano, por isso deve ser utilizada com cuidado e para fins nobres. Tomar banho de mangueira e lavar calçadas, por exemplo, é jogar água fora. Se a população adota atitudes como estas, pode não haver água para todos na virada do ano”, afirma.
Romilson explica que é importante que cada edificação (casa para moradia, ponto de comércio ou local de prestação de serviço), tenha caixa-d’água para atender o consumo por no mínimo, 24 horas. “A caixa-d’água garante uma reserva se houver interrupção no abastecimento. É fundamental que esse reservatório tenha capacidade para atender as necessidades do imóvel. Se numa casa projetada para abrigar cinco pessoas estiverem 15 passando o réveillon, com certeza poderá haver falta de água”, diz o gerente. A recomendação da Sanepar está baseada nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
DICAS - A Sanepar aconselha que o banho seja reduzido a cinco minutos e que feche o registro enquanto se ensaboa. Fechar a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba também ajuda a evitar o desperdício. Na cozinha, a dica é encher a cuba da pia onde a louça será lavada. Com esta água, ensaboar toda a louça, panelas e utensílios. Renovar a água para o enxágue. Deixar a torneira aberta o tempo todo pode comprometer o abastecimento do seu imóvel e também da vizinhança.
Outro problema comum associado ao desperdício é o mau uso da descarga. O vaso sanitário não é lixeira. Bituca de cigarro, papel higiênico, fraldas, absorventes, preservativos, fio dental, cabelos, pelos, cotonetes e outros resíduos jamais devem ser jogados no vaso sanitário. Além de entupir as redes e causar refluxo de esgoto para dentro do imóvel, exigem muita água da descarga para sair do vaso.
SERVIÇO - A Sanepar mantém o serviço de atendimento ao cliente pelo telefone 115 e nos escritórios de atendimento no Litoral. Para encontrar o escritório mais próximo de sua casa, o cliente pode acessar o site da empresa: www.sanepar.com.br. Na barra superior, clique em Endereços e Telefones e escolha a cidade. Nesse site, também constam notícias e orientações sobre o consumo de água.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr
“A Sanepar está preparada para fornecer água tratada a todos os seus clientes, com qualidade e na quantidade necessária. Eventual defasagem entre o volume produzido e o que está sendo consumido se deve ao uso sem critérios”, explica o gerente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) no Litoral, Romilson Gonçalves. “Nos preparamos durante o ano todo para receber bem os veranistas e nossa capacidade de produção está apta a atender a demanda. No entanto, não há como construir um sistema que atenda a todos ao mesmo tempo quando não se pode prever quanta água será utilizada e quanto será desperdiçada. É impossível prever o desperdício. O funcionamento adequado do sistema de produção e distribuição de água também depende do comportamento dos clientes”, diz ele.
Segundo Romilson, o ideal é consumir a água tratada apenas para o que é essencial, como o preparo de alimentos e higiene. “A água distribuída pela Sanepar passa por processo de tratamento para se tornar própria para o consumo humano, por isso deve ser utilizada com cuidado e para fins nobres. Tomar banho de mangueira e lavar calçadas, por exemplo, é jogar água fora. Se a população adota atitudes como estas, pode não haver água para todos na virada do ano”, afirma.
Romilson explica que é importante que cada edificação (casa para moradia, ponto de comércio ou local de prestação de serviço), tenha caixa-d’água para atender o consumo por no mínimo, 24 horas. “A caixa-d’água garante uma reserva se houver interrupção no abastecimento. É fundamental que esse reservatório tenha capacidade para atender as necessidades do imóvel. Se numa casa projetada para abrigar cinco pessoas estiverem 15 passando o réveillon, com certeza poderá haver falta de água”, diz o gerente. A recomendação da Sanepar está baseada nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
DICAS - A Sanepar aconselha que o banho seja reduzido a cinco minutos e que feche o registro enquanto se ensaboa. Fechar a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba também ajuda a evitar o desperdício. Na cozinha, a dica é encher a cuba da pia onde a louça será lavada. Com esta água, ensaboar toda a louça, panelas e utensílios. Renovar a água para o enxágue. Deixar a torneira aberta o tempo todo pode comprometer o abastecimento do seu imóvel e também da vizinhança.
Outro problema comum associado ao desperdício é o mau uso da descarga. O vaso sanitário não é lixeira. Bituca de cigarro, papel higiênico, fraldas, absorventes, preservativos, fio dental, cabelos, pelos, cotonetes e outros resíduos jamais devem ser jogados no vaso sanitário. Além de entupir as redes e causar refluxo de esgoto para dentro do imóvel, exigem muita água da descarga para sair do vaso.
SERVIÇO - A Sanepar mantém o serviço de atendimento ao cliente pelo telefone 115 e nos escritórios de atendimento no Litoral. Para encontrar o escritório mais próximo de sua casa, o cliente pode acessar o site da empresa: www.sanepar.com.br. Na barra superior, clique em Endereços e Telefones e escolha a cidade. Nesse site, também constam notícias e orientações sobre o consumo de água.
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